metropoles.com

Saiba mais sobre a trajetória de Robert Lewandowski, o melhor do mundo

Eleito o melhor jogador do mundo em eleição do Fifa The Best, polonês foi campeão e artilheiro de tudo o que disputou em 2019-20

atualizado

Compartilhar notícia

A. Hassenstein/Getty Images for FC Bayern
Lewandowski Bayern comemora com o time
1 de 1 Lewandowski Bayern comemora com o time - Foto: A. Hassenstein/Getty Images for FC Bayern

Antes da decisão da Champions League, um dos debates que tomaram conta das redes sociais e das mesas-redondas esportivas foi sobre quem era o melhor do mundo na atual temporada: Neymar Jr. ou Robert Lewandowski? Como costuma acontecer nessas premiações, o vencedor geralmente é o principal nome de um time que conquistou um título (ou títulos) importantes.

Dito e feito. O atacante do Bayern de Munique foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pelo Fifa The Best nesta quinta (17/12), concorrendo com as lendas Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A premiação coroa uma temporada iluminada do polonês. Ele conquistou o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e ajudou os bávaros a bater o PSG de Neymar, conquistando a primeira Champions League da carreira e a sexta da história do Bayern.

Gols? Tem também. Aos montes. Na temporada 2019/20, foram 55 em 45 jogos: no Alemão, 34; na Copa da Alemanha, 6; e na Champions League, 15, igualando o recorde de Cristiano Ronaldo de gols em uma única edição. Com esses números, Lewandowski foi também o artilheiro de cada competição.

Como você já deve imaginar, Lewandowski não é nenhum estranho à artilharia: a temporada atual marcou a quinta vez que o atacante liderou a Bundesliga em gols marcados, e a terceira consecutiva. Aos 31 anos, ele já é o estrangeiro com mais gols da história do alemão, com 232, no total. Além disso, é o maior artilheiro da história da seleção polonesa, com 61.

0

Apesar de hoje ser uma unanimidade, seu potencial não era tão óbvio no começo de carreira. Natural de Varsóvia, ele tentou a sorte no clube Polónia Varsóvia, mas não houve interesse. Depois, no Delva Varsóvia, da quarta divisão do país, foi dispensado depois de se recuperar de uma lesão.

A carreira começou a decolar no modesto Znicz Pruszków, da terceira divisão polonesa. Lá, ele marcou 15 gols em 30 partidas, se sagrou artilheiro do campeonato e ajudou a equipe a conseguir o acesso à 2ª divisão. Depois de uma nova temporada de sucesso, foi contratado pelo Lech Poznan, da primeira divisão, onde seus gols chamaram a atenção do Borussia Dortmund.

Em Dortmund atuou durante quatro temporadas, vencendo a Bundesliga duas vezes e sendo artilheiro da temporada 2013-14, com 20 gols. No Bayern, se tornou um dos principais atacantes do mundo, sendo campeão da Alemanha em todas as suas temporadas em Munique.

Na vida pessoal, Lewandowski é filho de pai desportistas e casado desde 2013 com Anna Stachurska. O casal é pai de Klara Lewandowski. O jogador também é formado em Educação Física pela Universidade de Varsóvia e quando não está em campo fazendo os seus gols, exercita a criatividade com vídeos de dancinhas e exercícios no TikTok ao lado da esposa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?