Copa do Brasil: tudo sobre os jogos de hoje que definem semifinalistas

Os quatro confrontos na noite desta quarta-feira irão decidir quais equipes se garantirão entre os últimos sobreviventes da competição

ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDOALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 16/07/2019 20:39

A noite desta quarta-feira (17/07/2019) reservará fortes emoções para os torcedores de oito times. Isso porque serão definidos após os quatro jogos de volta da Copa do Brasil quais serão os quatro semifinalistas da competição que dá ao campeão uma vaga direta na Copa Libertadores do ano que vem. Nas partidas de ida, apenas o Cruzeiro conquistou uma larga vantagem, justamente diante do arquirrival Atlético-MG, ao vencer o primeiro jogo por 3 x 0. Nas demais partidas, ainda há espaços para reviravoltas.

Grêmio x Bahia
Em partidas de poucas emoções, os dois tricolores, gaúcho e baiano, não saíram do empate por 1 x 1, na Arena do Grêmio. Nesta quarta-feira, as equipes se enfrentam na Arena Fonte Nova, às 19h15 e, sem o gol qualificado, a exemplo da Copa do Brasil 2018, qualquer empate levará o decisão da vaga para os pênaltis. Os ingressos para a partida desta noite já estão esgotados. O Bahia já sabe que não poderá contar com o meia Alejandro Guerra, que sofreu um estiramento no joelho, e o atacante Rogério, que precisará passar por uma cirurgia no ombro. O lateral Nino, com uma entorse no tornozelo, também é baixa certa para o time de Roger Machado.

O técnico Renato Portaluppi por sua vez, não deve ter problemas para escalar os titulares para a partida decisiva desta noite. Grande nome do Grêmio na temporada, o atacante Everton está confirmado para a partida. O comandante gremista manteve o mistério no treino realizado no Barradão e a imprensa não teve acesso à atividade. Mas sem jogadores, no DM, o Grêmio deve ter força máxima para buscar a vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Ficha técnica
Escalações (prováveis):
Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba (Ezequiel), Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore e Elton; Arthur, Ramires, Elber; Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 17/07/2019
Horário: 19h15
Arbitragem: Braulio da Silva Machado
Transmissão: SporTV2

Atlético-MG x Cruzeiro
No outro jogo das 19h15, o Atlético-MG precisará contar muito com o apoio da torcida no Estádio Independência. No jogo de ida, o Galo foi completamente dominado pelo arquirrival Cruzeiro e perdeu por incontestáveis 3 x 0. Com o resultado, a Raposa pode perder por até dois gols de diferença e mesmo assim assegurar a vaga. Por conta do momento delicado, o técnico Rodrigo Santana optou por blindar o elenco. O comandante do Galo optou por mostrar um vídeo tático para os jogadores. O Galo, porém, pode ir a campo com alterações no time titular: Otero, melhor em campo pelo Atlético-MG na partida de ida, pode ser a novidade.

Pelo lado do Cruzeiro, nem mesmo a larga vantagem no placar agregado foi suficiente para que o técnico Mano Menezes abrisse o treino que antecede mais um clássico diante do Atlético-MG. Na semana passada, a torcida teve acesso a parte do treino na Toca da Raposa, mas o mesmo não ocorreu nesta terça-feira.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Atlético-MG: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Jair) e Elias; Luan, Cazares (Vina) e Chará (Otero); Alerrandro.
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Fred (Pedro Rocha).
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (BH)
Data: 17/07/2019
Horário: 19h15
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza
Transmissão: SporTV

Flamengo x Athletico-PR

Os dois Rubro-Negros protagonizaram um encontro no mínimo eletrizante no jogo de ida. Jogando na Arena da Baixada, o Athletico-PR teve nada menos que três gols (bem) anulados, todos por impedimento. A equipe ainda viu o VAR anular uma jogada de pênalti por conta de uma falta ainda na origem do lance. Com todos os ingredientes de um grande jogo, o resultado de 1 x 1 foi justo. Mesmo assim, os paranaenses, que não vencem fora de casa desde a troca de nome (de Atlético-PR para Athletico-PR), mantém o otimismo para o duelo. Nesta noite, a partida será disputada no Maracanã, às 21h30, e a torcida dos donos da casa está confiante: mais de 58 mil ingressos foram vendidos e alguns setores já estão esgotados.

Para completar a expectativa para o duelo desta noite, tanto Flamengo, quanto Athletico-PR, venceram os compromissos do final de semana pelo Campeonato Brasileiro e chegam embalados para decidir uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê (Trauco); Willian Arão; Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus
Athletico-PR: Santos; Jonathan, Léo Pereira, Robson Bambu, Márcio Azevedo; Wellington (Lucho), Bruno Guimarães, Nikão, Rony, Marcelo Cirino; Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17/07/2019
Horário: 21h30
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio
Transmissão: Globo, SporTV2

Internacional x Palmeiras

As duas equipes fizeram uma partida equilibrada no Allianz Parque, com o Palmeiras saindo de campo com a vitória por 1 x 0. Com o placar mínimo, o qualquer vitória por um gol de diferença do Internacional leva o jogo para os pênaltis.Um empate leva o Verdão à semifinal, enquanto que O Internacional é o único que tem desfalques para a partida desta quarta-feira. Lesionado, Zeca não estará à disposição do técnico Odair Hellmann.

A grande novidade pode ser pelo lado do Palmeiras. O meia Ramires viajou com o elenco paulista para a capital gaúcha e pode fazer a estreia pelo Verdão diante do Internacional.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Internacional: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López, D’Alessandro e Patrick; Guerrero. Técnico: Odair Hellmann
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Local: Estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 17/07/2019
Horário: 21h30
Arbitragem: Rafael Traci
Transmissão: SporTV

Últimas notícias