Palmeiras vai de terceira força a tricampeão da Libertadores

Alviverde precisou de força mental para reverter um cenário desfavorável e chegar ao bicampeonato consecutivo da competição continental

atualizado 27/11/2021 22:23

Ernesto Ryan/Getty Images

O Palmeiras é tricampeão da Libertadores. O time paulista superou o favorito Flamengo e foi campeão de forma consecutiva da competição continental neste sábado (27/11), no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

Para isso, o Alviverde precisou superar uma temporada abaixo da média, quando chegou a ser apontado como terceira força do país.

Vexames

Após uma temporada brilhante, com a conquista da Tríplice Coroa em 2020, levantando as taças do Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil, tudo indicava que 2021 seria mais um ano de hegemonia do Palmeiras. Mas não foi bem o que aconteceu.

Sem reforços, o Alviverde manteve a base da temporada anterior, apostando na manutenção dos jovens jogadores da base, que brilharam em 2020, e de nomes mais experientes e campeões no último ano.

A fórmula começou a mostrar desgaste logo no começo de 2021, com as quedas consecutivas na Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. As três eliminações vieram de forma até de certa forma vexatória, todas nos pênaltis, assim como na disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes.

Assim, o trabalho de Abel Ferreira passou a ser visto com muita desconfiança, mesmo após uma temporada repleta de títulos.

Terceira força

Para piorar a situação, o time passou por uma fase ruim no Campeonato Brasileiro, emendando derrotas consecutivas, porém, mantendo-se entre os cinco primeiros da competição.

Com o avanço da temporada, o Alviverde foi de atual campeão da Libertadores para terceira força nacional, com o Atlético-MG pintando como novo protagonista nacional e o Flamengo mantendo o bom futebol apresentado desde 2019.

Final mais do que feliz

Mas o Alviverde mostrou força, principalmente mental, para reverter esse quadro. Na semifinal da Libertadores, eliminou o Atlético-MG, líder isolado do Brasileirão, com um elenco recheado de estrelas como Hulk e Diego Costa.

O gol da classificação veio com o repatriado Dudu, que já tinha brilhado na fase anterior na eliminação sobre o arquirrival São Paulo. 

E agora, o encerramento de mais uma temporada, campeão da Libertadores e vencendo o time que vem apresentando o melhor futebol no cenário nacional desde 2019.

E é desta forma, superando as críticas e a desconfiança, que o Palmeiras encerra 2021 mais uma vez com o título do maior torneio do continente, mostrando que segue sim como pleno protagonista do futebol brasileiro, superando o favoritismo de rivais e levantando a taça de tricampeão da Libertadores.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias