metropoles.com

Palmeiras e São Paulo revelam mais que rivais e base vira protagonista

Alviverde e Tricolor vivem grandes momentos na temporada e utilização de jovens jogadores é a chave do sucesso das equipes no ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO
Brenner São Paulo
1 de 1 Brenner São Paulo - Foto: MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO

Santos e Corinthians sempre foram pioneiros na revelação de grandes jogadores e do uso de atletas da base em seus elencos. Mas nos últimos anos, Palmeiras e São Paulo não ficaram para trás e, em 2020, colhem os frutos do trabalho nas categorias inferiores e os jovens atletas se tornaram protagonistas em ambos os elencos.

Garotada do Morumbi

Protagonista da atual temporada do futebol brasileiro, o São Paulo mudou sua mentalidade e passou a explorar mais os jogadores da base no time principal. Um dos pontos positivos do trabalho de Fernando Diniz é o protagonismo dos jovens atletas na equipe de cima.

Na defesa, o goleiro promoveu o jovem Diego Costa à dupla de zaga do Tricolor. Titular absoluto, o defensor já causou dor de cabeça em nomes como o atacante Jô, do Corinthians, e os rubro-negros Gabriel e Bruno Henrique. Com boa saída de bola, é peça-chave no esquema de Diniz.

No meio, o volante Luan também vem se destacando. Gabriel Sara e Igor Gomes são as válvulas de escape do time de Diniz, ao lado do veterano Daniel Alves.

E no ataque, Brenner é o grande destaque do time na temporada. Algoz do Flamengo na Copa do Brasil, o avante incomoda as defesas adversárias: já marcou 17 gols e é o artilheiro do time no ano. O atacante subiu para a equipe principal há três anos, mas só agora passou a ganhar mais oportunidades e é uma das armas do líder do Campeonato Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil.

Meninos do Allianz

O Palmeiras também vem colhendo os frutos ao apostar no desenvolvimento das categorias de base. Vale destacar que a aposta na garotada foi um dos poucos destaques do trabalho de Vanderlei Luxemburgo no time paulista. A utilização dos jovens foi uma das exigências do clube na chegada do veterano técnico.

Mas apesar do começo promissor no início do ano, os garotos não tiveram uma sequência e acabaram no banco de reservas. O trabalho de Luxa acabou e o interino Andrey Lopes voltou a utilizar os jogadores. Nomes como Danilo e Wesley ganharam mais oportunidades e colocaram o Palmeiras em um patamar acima do que estava com o “professor”.

Gabriel Menino pode ser considerado o jovem com mais regularidade no elenco do alviverde. O polivalente jogador atua tanto na lateral-direita como cai como volante em diversos momentos das partidas. A boa sequência na temporada rendeu convocações para a Seleção Brasileira.

Titular com Luxemburgo, Patrick de Paula acabou perdendo espaço após uma sequência ruim de partidas. Mas com o surto de Covid-19 que acometeu o elenco, o volante ganhou sequência e voltou a ser importante para a equipe. Porém, o meio-campista sofreu uma lesão contra o Athletico-PR e só volta a jogar ano que vem.

Quem também ganhou oportunidades com Abel foi Ferreira foi o volante Danilo. O jovem desarma como poucos e faz bem a saída de bola, tornando-se em pouco tempo a referência na marcação da equipe, com a lesão de Felipe Melo.

E o talento fica mesmo no ataque. Wesley fez boas partidas com Vanderlei Luxemburgo, mas acabou indo parar no banco de reservas. Com o “Cebolismo”, apelido dado ao futebol praticado com Andrey Lopes, o atacante voltou a brilhar. Mas assim como Patrick de Paula, o atacante se lesionou e só volta no próximo ano.

Recuperado de uma série de lesões que o atrapalharam, Gabriel Verón é a dose de talento no ataque do alviverde. O jovem, destaque das seleções de base, é a aposta do time para a sequência da temporada. Na última partida diante do Delfín, pela Libertadores, Verón foi o nome da partida com dois golaços e Abel Ferreira chegou a compará-lo com Neymar.

A juventude palmeirense é uma aposta para o restante da temporada. O time corre por fora na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, está nas quartas de final da Libertadores e enfrenta o América-MG na semifinal da Copa do Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?