No Morumbi, São Paulo e Grêmio empatam em jogo sem gols

O dono da casa, o tricolor paulista, buscou o gol a todo momento, mas não passou por Júlio César que estava em um bom dia e pegou tudo

FLAVIO CORVELLO/ESTADÃO CONTEÚDOFLAVIO CORVELLO/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 31/08/2019 13:05

O clássico de tricolores, que abriu a 17ª rodada do Brasileirão 2019, ficou marcado pelo equilíbrio durante toda a partida, tanto que o zero não saiu do placar. Com a soma de um ponto cada, o São Paulo pulou para a 3ª posição, com 31 pontos, e o Grêmio passou a ocupar o 11º lugar na tabela, com 22.

O dono da casa, o tricolor paulista, buscou o gol a todo momento, chutou mais que o dobro que o time gaúcho, mas não passou por Júlio César, que estava em um bom dia e pegou tudo que foi no meta. A equipe de Renato Gaúcho pouco ameaçou e também não foi capaz de furar o sistema defensivo do adversário.

O jogo
As primeiras ações da partida ficaram por conta do São Paulo. Já aos 3 minutos, Dani Alves recebeu lançamento dentro da área, matou no peito, mas a bola acabou nas mãos do goleiro gaúcho Júlio César. Cinco minutos depois, Antony pegou a sobra após o chute de Tchê Tchê desviar em Capixaba, chutou de primeira, mas a ela saiu a direita do gol, passando muito próximo da trave.

Na marca dos 16 minutos, um acontecimento fora do campo preocupou os presentes no estádio e quem acompanhava a transmissão. Um torcedor caiu da arquibancada superior do Morumbi, recebeu atendimento dos médicos e foi levado de ambulância para hospital. O jornalista Tossiro Neto informou no Twitter o que aconteceu.

Aos 25 minutos, Juninho Capixaba conseguiu chutar ao gol de Tiago Volpi após receber passe de Everton Cebolinha, mas o goleiro paulista conseguiu efetuar a defesa. Já nos minutos finais da partida, aos 40 minutos, o São Paulo voltou a atacar com Tchê Tchê, que chutou colocado de fora da área e levou perigo ao gol de Júlio César.

Novamente, nos acréscimos, na marca dos 48 minutos, Tchê Tchê teve espaço, caprichou na finalização, mas dessa vez o goleiro do Grêmio fez a defesa e impediu que o São Paulo abrisse o placar. A primeira metade da partida terminou com o time paulista buscando mais os gols. Foram 11 finalizações contra 2.

2º tempo
Na volta do jogo, mais uma vez o time da casa não deixou o adversário respirar e partiu para o ataque. No primeiro minuto, Antony pegou bem na bola de fora da área e obrigou Júlio César a sujar o uniforme.

Aos 10 minutos, foi a vez de Thaciano mostrar que estava com o calibre do pé em dia e acertar bom chute na direção ao gol são paulino. A bola foi no canto baixo e Volpi conseguiu realizar a defesa e mandar para escanteio. Na sequência, Galhardo pegou a sobra, mas chutou por cima da meta.

Erros sucessivos de ambos os lados explicam a permanência do zero no placar até os 34 minutos da segunda etapa. Os sistemas defensivos foram protagonistas do jogo e atrapalharam bem o avanço dos ataques, forçando erros de jogadores como Dani Alves e Cebolinha.

Em mais uma arriscada de fora da área, aos 37 minutos, Igor Gomes encontrou brecha para bater e forçou Júlio César a salvar mais uma, e mandar para escanteio. No minuto seguinte, Antony tentou deixar o dele mais uma vez. Recebeu pela direita, carregou para o meio, chutou bem, mas o goleiro do Grêmio fechou a meta de novo.

Na marca dos 41 minutos, o atacante Antony, que já tinha amarelo, recebeu o segundo cartão e saiu de campo expulso. São Paulo ficou com menos um jogador nos últimos instantes do duelo. Quando o relógio marcava 44 minutos, Dani Alves recebeu passe próximo a linha de fundo, cruzou e a bola quase parou dentro do gol. Bateu na trave e saiu.

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo61
D W W W W
2Palmeiras53
D D L W W
3Santos51
W W W D W
4Corinthians44
W D D L D
5São Paulo43
D W D W L
6Internacional42
D D L D W
7Grêmio41
L D W W L
8Bahia41
W L D L W
9Athletico-PR38
D W D L W
10Goiás37
W W L W D
11Vasco34
W L D W W
12Atlético-MG32
L D L L D
13Botafogo30
L L W L L
14Fluminense29
W W D W L
15Fortaleza28
W L W L L
16Ceará26
L L L W L
17CSA26
L W W L D
18Cruzeiro25
L D D D W
19Avaí17
L L D L L
20Chapecoense16
L L L D L
Últimas notícias