Manuel Neuer completa 34 anos com jejum de títulos internacionais

Desde a conquista da Copa do Mundo de 2014, o goleiro não vence torneio de fora da Alemanha

atualizado 26/03/2020 21:51

Manuel Neuer com a camisa verde de goleiro do BayernRalf Teerse/DeFodi Images via Getty Images

O ano é 2014: a Alemanha campeã do mundo, com Manuel Neuer debaixo das traves, sofreu apenas quatro gols na Copa — dois de Gana, um da Argélia e um do Brasil. No mesmo ano, em 2015 e em 2016 o gigante de 1m93 recebeu o prêmio da Fifa de melhor goleiro. Nesta sexta-feira (27/03), o arqueiro do Bayern de Munique completa 34 anos e carrega consigo um jejum de seis anos sem títulos internacionais.

Após erguer a taça da Copa do Mundo de 2014 e ter sido um dos destaques dessa edição da maior competição do planeta, Neuer nunca mais venceu um torneio de fora da Alemanha. A estante de troféus dele poderia ser dividida em “antes do 7 x 1” e “depois do 7 x 1” — uma referência ao placar que marcou o futebol e, principalmente, os brasileiros naquela Copa.

Da conquista do prêmio mais cobiçado do mundo do esporte para trás, Neuer venceu apenas em 2013 a Supercopa Europeia, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Depois, foi campeão de duas Supercopas da Alemanha, duas Copas da Alemanha e cinco Bundesligas. Sendo todos estes títulos nacionais.

Claro, esse fato não anula a qualidade do arqueiro. Não a toa, ele foi eleito o melhor da posição por dois anos após o auge na seleção alemã. Quando chegou o fim da sua sequência, Buffon foi o escolhido em 2017, Courtois em 2018 e Alisson Becker em 2019.

 

A hegemonia do Bayern no país é indiscutível. O time venceu as últimas sete edições e está atrás de seu 29º título. Entretanto, algo aconteceu para os bávaros deixarem de estar no topo da Europa e do mundo. Eles nunca deixaram de brigar por este lugar, mas tropeçaram todas as vezes depois da Copa de 2014. Veja como foi a eliminação do time da Liga dos Campeões nas últimas participações:

2014/15 – caiu na semifinal para o Barcelona, campeão da edição
2015/16 – caiu na semifinal para o Atlético de Madrid, vice-campeão da edição
2016/17 – caiu nas quartas de final para o Real Madrid, campeão da edição
2017/18 – caiu na semifinal para o Real Madrid, campeão da edição
2018/19 – caiu nas oitavas de final para o Liverpool, campeão da edição

Na atual temporada, Neuer e o restante do elenco do Bayern ainda tem motivos para acreditar na reconquista da Europa. A equipe está viva nas oitavas de final da Champions. Venceu o jogo de ida contra o Chelsea por 3 x 0 e está com a classificação encaminhada. A competição está paralisada por causa da pandemia do coronavírus e não tem previsão para voltar.

Vídeos
Últimas notícias