metropoles.com

Londrina publica vídeo com grito de “macaco” em jogo contra o Brusque

O clube paranaense usou o conteúdo para rebater a equipe catarinense que chamou Celsinho, vítima de racismo, de “oportunista”

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Oliveira/LondrinaEC
Celsinho Londrina
1 de 1 Celsinho Londrina - Foto: Gustavo Oliveira/LondrinaEC

O Londrina publicou nesta terça-feira (31/8) um vídeo nas redes sociais em que é possível ouvir o xingamento “macaco” durante o jogo contra o Brusque no último sábado (28/8), pela Série B do Campeonato Brasileiro. O clube paranaense usou o conteúdo para rebater a equipe catarinense que, em um primeiro momento, chamou Celsinho, que denunciou ter sido vítima de racismo, de “oportunista” por meio de nota. Depois, o clube pediu desculpas em um novo comunicado.

“Em resposta à nota oficial do Brusque, a qual indica como oportunista a vítima Celso Luis Honorato, no ato por ele sofrido de racismo e ainda, em meio as inverdades proferidas sobre o caso, o Londrina vem a público expor o vídeo em que, no áudio ao fundo, se escuta, de maneira clara e indubitável, vindo da arquibancada, o xingamento de ‘macaco’, conforme relatado pelo meia”, escreveu o clube do Paraná nas redes sociais.

Na súmula da partida, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior deixou registrado que Celsinho “informou ao quarto árbitro que foi ofendido com as seguintes palavras: ‘vai cortar esse cabelo seu cachopa de abelha'”. De acordo com o que consta na súmula, a pessoa foi identificada como membro da delegação do Brusque.

Antes de Brusque x Londrina, Celsinho já havia sido alvo de ofensas racistas em outras duas partidas, contra o Goiás e, uma semana depois, diante do Remo, ambos em julho. Nos dois casos, os xingamentos partiram de profissionais de emissoras de rádio durante as transmissões dos confrontos.

O Londrina reiterou que o clube e o atleta estão adotando “todas as medidas cabíveis para a punição dos responsáveis e prometeu levar o caso à procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) “a fim de que haja severa punição a estes covardes infratores”.

Vale lembrar que no domingo o Brusque publicou uma nota negando qualquer ato de racismo e por meio da qual afirmou que o jogador fez falsa imputação de crime. Diante da repercussão negativa, na segunda-feira, o clube catarinense emitiu um novo comunicado, desta vez pedindo desculpas ao atleta e apontando o texto anterior como “momento infeliz”. A equipe teve um de seus patrocínios suspensos.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?