metropoles.com

Liga Europa: Villarreal e United mantêm hegemonia espanhola e inglesa

Desde a edição de 2011/12 que não há outro campeão se não da Espanha ou da Inglaterra

atualizado

Compartilhar notícia

Chris Ricco – UEFA/UEFA via Getty Images
Villarreal x Manchester United Liga Europa
1 de 1 Villarreal x Manchester United Liga Europa - Foto: Chris Ricco – UEFA/UEFA via Getty Images

Villarreal e Manchester United decidem nesta quarta-feira (26/5) o título da Europa League 2020/21. Independente de quem levar o caneco, a hegemonia espanhola e inglesa na competição será mantida. Há dez anos, o troféu não sai das mãos dos clubes desses dois países.

Desde a edição de 2011/12 que não há outro campeão se não da Espanha ou da Inglaterra. Naquele ano, o vencedor foi o Atlético de Madrid, em seguida o Chelsea, então veio o tricampeonato do Sevilla, depois o atual finalista Manchester United, Atlético de Madrid, Chelsea e Sevilla, em 2019/20.

Em busca do título inédito e o mais importante de sua história, os espanhóis contam com o artilheiro Paco Alcácer em meio a um elenco sem estrelas para bater o United, que briga pelo bicampeonato. Cavani, Pogba, Rashford, De Gea, Maguire, Alex Telles e companhia podem até compor o time favorito no papel, mas em campo a história é imprevisível.

Os candidatos ao título da Europa League fizeram campanhas distintas, mas igualmente grandiosas. O time treinador por Unai Emery está na disputa desde a fase de grupos, acumula 14 jogos na liga e a impressionante marca invicta de 12 vitórias e dois empates. Enquanto o esquadrão de Ole Gunnar Solskjaer superou crises internas, a contestação geral e a eliminação na Champions para chegar à final da Liga Europa com cinco vitórias, dois empates e uma derrota em oito partidas.

Na trajetória, o Villarreal liderou o Grupo I à frente do Maccabi Tel Aviv de Israel, o Sivasspor da Turquia e Qarabag do Azerbaijão, passou pelo Salzburg na segunda fase, eliminou o Dínamo de Kiev nas oitavas, o Dínamo Zagreb nas quartas e o Arsenal na semi.

Do outro lado, o United superou o Real Sociedad na segunda fase, passou pelo Milan nas oitavas, Granada nas quartas e despachou a Roma na semi.

O Villarreal, além de ter a chance de garantir lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2021/22, terminou a La Liga em 7º e já estará na primeira edição da Liga Conferência — a mais nova competição da Uefa, a terceira mais importante da Europa. E o Manchester ficou em 2º lugar na Premier League 2020/21, já cravando nome na fase inicial da Champions.

A bola às 16h, horário de Brasília, na Arena Gdansk, na Polônia, casa do Lechia Gdansk.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?