metropoles.com

Jogadores uruguaios se unem para defender Cavani de acusação de racismo

Atleta do Manchester United foi suspenso por três jogos pela FA por ter usado a palavra negrito nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Adam Davy – Pool/Getty Images
Cavani
1 de 1 Cavani - Foto: Adam Davy – Pool/Getty Images

Jogadores uruguaios não aceitaram bem a suspensão dada pela FA a Edinson Cavani. O jogador do Manchester United foi punido com três jogos de suspensão e uma multa de 100 mil libras por ter usado a palavra “negrito” nas suas redes sociais, após uma vitória sobre o Southampton em 29 de novembro.

“Nós devemos condenar a conduta arbitrária da Associação de Futebol Inglês. Longe de condenar o racismo, a FA cometeu um ato discriminatório contra a cultura e o modo de vida do povo uruguaio”, escreveu a Associação de Jogadores de Futebol do Uruguai em um comunicado.

“A sanção (a Cavani) demonstra a visão dogmática, etnocêntrica e tendenciosa da FA, que permite apena que uma interpretação subjetiva seja feita a partir de sua conclusão particular e excludente, não importa o quanto seja falha”, continuou.

O comunicado, apoiado por jogadores como Diego Godín e Diego Lugano, explica que Cavani nunca foi racista em sua expressão. Ele teria apenas usado uma expressão comum na América Latina para se referir de forma “afetiva a alguém próximo”. “Apoiar que a única interpretação válida da vida é aquela que reside nas mentes dos gerentes da FA é o verdadeiro ato discriminatório, o qual é completamente repressor contra a cultura uruguaia”.

Fazendo coro à manifestação dos jogadores uruguaios, a Academia Uruguaia de Letras havia se manifestado sobre a punição, afirmando que a decisão da FA demonstra “falta de conhecimento cultural e linguístico do futebol inglês”

Cavani, 33 ano, já cumpriu uma partida de sua suspensão, tendo perdido o jogo contra o Aston Villa. Caso a punição seja mantida, ele perderá a semifinal da Copa da Liga Inglesa contra o Manchester City nesta quarta (6/1) e o duelo contra o Watford válido pela FA Cup.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?