Guia da Bundesliga: saiba onde assistir e tudo sobre o Campeonato Alemão

Atual octacampeão da competição, o Bayern de Munique larga como franco favorito, mas Borussia e RB Leipzig querem acabar com hegemonia

atualizado 17/09/2020 17:31

Arte da BundesligaGuilherme Prímola/Metrópoles

Se existe um campeonato nacional em que é possível cravar um favorito sem medo de errar, ele é a Bundesliga. Nas últimas oito temporadas, o Bayern de Munique saiu com o título, mas…ao menos dois clubes têm investido pesado para destronar o rival – Borussia Dortmund e RB Leipzig – e a tendência é de fortes emoções na competição que inicia nesta sexta-feira (18/9).

O primeiro duelo envolve justamente o atual campeão: o Bayern encara o Schalke 04, a partir das 15h30 (horário de Brasília).

Abaixo, o Metrópoles esclarece essas questões para o torcedor fã da Bundesliga.

Como é a disputa?

A Bundesliga é disputada em sistema de pontos corridos, sendo que todos os 18 times se enfrentam em turno e returno. Ao término das 34 rodadas, o time que somou mais pontos é considerado o campeão. O dono do título ganha o direito de participar da próxima edição da Liga dos Campeões, junto com o segundo, terceiro e quarto classificado. O quinto e o sexto participam da Liga Europa. Já os dois piores pontuadores caem direto para a Segunda Divisão. O 16º ainda disputa um playoff contra o terceiro colocado da Segunda Divisão para saber quem jogará a elite da temporada seguinte.

Quem são os favoritos?

Campeão incontestável nas últimas oito temporadas, o Bayern de Munique pode ser apontado como o favorito único ao título. A teórica facilidade, no entanto, não se repetiu em 2019/20. Apesar de conquistar o octa consecutivo com rodadas de antecedência, o Bayern precisou fazer um fim de competição quase perfeito para superar o Borussia Dortmund. O time amarelo será novamente o principal desafiante – sobretudo pela boa fase do atacante Erling Haaland -, enquanto o RB Leipzig chega como azarão.

Os brasileiros

Campeão com o Bayern, o brasileiro Philippe Coutinho retornou ao Barcelona nesta temporada. Desta forma, o jovem Reinier, de apenas 18 anos, aparece como maior destaque tupiniquim neste início. O jogador foi emprestado pelo Real Madrid ao Borussia Dortmund. A dupla Paulinho e Wendell segue com a camisa do Bayer Leverkusen. O lateral-esquerdo Iago, ex-Internacional, é um dos jogadores do FC Augsburg. O Wolfsburg tem dois brasileiros no elenco atual, o lateral-direito William é titular e o atacante João Victor chegou na última temporada. O atacante Matheus Cunha, do Hertha Berlin, completa a lista dos brasileiros da Bundelsliga.

Palpite Metrópoles

Após uma temporada praticamente perfeita – com título nacional antecipado e da Liga dos Campeões de forma invicta -, o Bayern de Munique é favoritíssimo a uma nova conquista. Com uma base forte, o time contratou o meia-atacante alemão Leroy Sané, ex-Manchester City, e tem um novo camisa 10. A única brecha para a surpresa é se Thiago Alcântara, de fato, deixar o clube. O motor do meio-campo alemão fará muita falta caso acerte contrato com o Liverpool.

Onde assistir

Um jogo por rodada será exibido com exclusividade pela Band, na TV aberta. As outras transmissões serão pelo OneFootball (internet e app), gratuitamente. Ao contrário da temporada passada, os canais ESPN e Fox Sports não irão passar os jogos.

Vídeos
Últimas notícias