metropoles.com

La Liga: tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Espanhol

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a competição da temporada 2020/21 começa com atraso e deve terminar em 23 de maio de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Moisés Dias/Metrópoles
La Liga
1 de 1 La Liga - Foto: Moisés Dias/Metrópoles

A La Liga terá seu pontapé inicial neste sábado (12/9). O campeonato ia começar na sexta-feira (11/9), mas um juiz da federação espanhol determinou que não podem ocorrer partidas às sextas ou segunda. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a temporada terminou mais tarde, em 19 de julho, e a de 2020/21 começa com atraso também, com o encerramento previsto para 23 de maio de 2021.

Como funciona?

O Campeonato Espanhol é disputado no formato de pontos corridos. O clube que somar mais pontos após as 38 rodadas conquista o título espanhol. As equipes que terminarem o campeonato entre os quatro primeiros colocados se classificam para a fase de grupos da Liga dos Campeões e os que ficarem em 5º e 6º se garantem na Liga Europa. Já os que acabarem a competição entre os quatro últimos da tabela caem para a segunda divisão espanhola.

Quais times disputam?
  • Alavés
  • Athletic Bilbao
  • Atlético de Madrid
  • Barcelona
  • Betis
  • Cádiz
  • Celta
  • Eibar
  • Elche
  • Getafe
  • Granada
  • Huesca
  • Levante
  • Osasuna
  • Real Madrid
  • Real Sociedad
  • Sevilla
  • Valencia
  • Valladolid
  • Villarreal
Quem são os favoritos?

Real Madrid, Atlético de Madrid e Sevilla são os principais favoritos ao título. O Real é o atual campeão e manteve elenco e técnico da temporada passada; o Atlético tem como tradição brigar sempre pelo lugar mais alto da tabela; e o Sevilla é o atual campeão da Liga Europa, investiu em contratações e está forte para lutar pela taça.

Palpite do Metrópoles

Pela lógica, o Real Madrid é o principal cotado para erguer o troféu ao fim da temporada. O Barcelona, que naturalmente seria seu adversário direto na briga, será um coringa em 2020/21. O maior adversário do clube catalão será ele mesmo. Dentro de campo, os jogadores precisarão esquecer os problemas internos da instituição e jogar bola. Por isso, a campanha do Barça ao comando de Ronald Koeman é uma incógnita e só o tempo dirá o que esperar da equipe.

O Sevilla foi bem na edição anterior e o triunfo na Liga Europa, além dos reforços contratados, devem dar um gás a mais para o time. Eles só venceram a liga nacional uma vez, em 1945/46, e costumam ficar entre os primeiros. Talvez este ano seja o do esquadrão do treinador Julen Lopetegui.

A última equipe a interromper a hegemonia de Real e Barça, o Atlético de Madrid, também é sempre um forte candidato a terminar a La Liga em primeiro colocado. Eles também mantiveram Diego Simeone à frente do time e ainda conseguiram comprar em definitivo grandes nomes, como Morata e Carrasco.

Maiores campeões

O Real Madrid está no topo da Espanha e a supremacia dos Galáticos já acumula 34 canecos da La Liga. Logo atrás está o rival Barcelona com 26 títulos, sendo o último conquistado na temporada 2018/19. Correndo por fora, estão o Atlético de Madrid, que soma 10 troféus, e o Valencia com seis.

Os brasileiros

A Liga Espanhola tem 19 brasileiros em seus 20 times. O elenco que conta com mais atletas do Brasil é o do Real Madrid de Zinedine Zidane, com Militão, Marcelo, Casemiro, Vinicius Jr. e Rodrygo. O Barcelona, com Neto, Philippe Coutinho e Matheus Fernandes, recém-comprado do Palmeiras, tem três.

0

Deyverson, também ex-Porco, e Rodrigo Ely, que começou nas categorias de base de Grêmio, integram o time do Alavés. O Sevilla tem o zagueiro Diego Carlos, autor do gol do título da equipe na Liga Europa, e o volante Fernando, revelado pelo Vila Nova de Goiânia.

O Atlético de Madrid tem o zagueiro Felipe, ex-Corinthians, e o lateral Renan Lodi, antigo jogador do Athletico-PR. Emerson Júnior, ex-Ponte Preta e Atlético-MG, veste as cores do Betis ao lado de Sidnei, experiente zagueiro de 31 anos, que começou a carreira no Internacional.

Os atacantes Kenedy, emprestado pelo Chelsea e ex-Fluminense, e Willian José defendem o Granada e o Real Sociedad, respectivamente. Por fim, o Valencia conta com o zagueiro Gabriel Paulista, ex-Arsenal, revelado pelo Vitória.

As novidades

Muitos clubes trocaram peças entre si, como o Sevilla, que comprou o croata Ivan Rakitic do Barcelona; o Villarreal tirou o Coquelin do Valencia e Kubo, que pertence ao Real Madrid, do Mallorca; e o Granada, que agora conta com o brasileiro Kenedy, jogador do Chelsea, que estava no Getafe.

Porém, grande nomes vieram de fora da Espanha. Foi o caso de Miralem Pjanic, que trocou a Juventus pelo Barça, e David Silva, ex-Manchester City, que agora defenderá o Real Sociedad. Álvaro Negredo, espanhol ex-Sevilla, City, Besiktas e Al-Nasrs, volta a disputar a La Liga, agora pelo Cadiz.

 

Onde assistir?

A confirmação de que a ESPN e a Fox Sports serão responsáveis pela transmissão da La Liga no Brasil saiu apenas nesta sexta-feira (11/9). Até então, não se sabia onde iriam passar os jogos, pois o contrato dos canais havia sido encerrado ao fim da temporada 2019/20.

Os destaques da primeira rodada vão para o duelo entre Valladolid x Real Sociedad, no domingo (13/9), às 11h, e Valencia x Levante, às 16h.

Barcelona, Real Madrid, que jogaria contra o Getafe, e Atlético de Madrid, que enfrentaria o Sevilla, ainda não estreiam nesta primeira rodada. Os times jogaram até mais tarde na temporada — na Champions, Liga Europa e na briga pelo acesso à elite espanhola — e ganharam mais dias de folga.

Com isso, o Real estreia só no próximo dia 20 (domingo), às 16h, contra o Real Sociedad, no estádio Anoeta. Uma semana depois, dia 27, o Barça recebe o Villarreal, no Camp Nou, em partida válida já pela 3ª rodada. No mesmo dia, o Sevilla visita o Cádiz e o Atlético de Madrid enfrenta o Granada, no Metropolitano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?