metropoles.com

Grêmio bate o Palmeiras e dá título brasileiro ao Flamengo

Gols no segundo tempo garantem título para o Rubro-Negro com quatro rodadas de antecipação

atualizado

Compartilhar notícia

HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PALMEIRAS-E-GRÊMIO-SÉRIE-A
1 de 1 PALMEIRAS-E-GRÊMIO-SÉRIE-A - Foto: HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Palmeiras e Grêmio fizeram uma partida de muitas alternativas, mas poucas emoções na tarde deste domingo (24/11/2019). Sem acertar o alvo com a bola rolando, os times precisaram de pênaltis no segundo tempo para abrirem o placar no Allianz Parque. No fim, com gol de Pepê, os gaúchos bateram os paulistas. Quem foi beneficiado pelo resultado foi o Flamengo, que não tem mais como ser alcançado pelos adversários e, desta forma, conquistou o título do Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência.

Precisando vencer para manter a disputa pelo Brasileirão ativa, o Palmeiras se lançou ao ataque desde o início da partida. Em vinte minutos, os donos da casa criaram três oportunidades de gol, mas esbarraram na má-pontaria e na zaga do Grêmio. A primeira chance dos gremistas ocorreu depois da metade do primeiro tempo, com Everton. O autor do gol da partida, porém, também foi parado pela defesa palmeirense.

A finalização do atacante gremista foi o último bom lance de um primeiro tempo que terminou mesmo em 0 x 0, resultado que, àquela altura, já dava o título brasileiro ao Flamengo.

Na volta do intervalo, foi o Grêmio quem se lançou ao ataque. Everton ainda levaria perigo em um lance antes de, em jogada individual, ser derrubado dentro da área. Bem posicionado, o árbitro Wilton Pereira Sampaio sequer consultou o VAR para confirmar a penalidade máxima. Na cobrança, o camisa 11 fuzilou o canto direito de Weverton, que ainda tentou fazer a defesa, mas viu a bola morrer no fundo da rede.

O Palmeiras reagiu na parte final do segundo tempo. Aos 32, Lucas Lima levou perigo ao chutar da entrada da área. Três minutos depois, Cortez cometeu pênalti em Dudu. Na cobrança, Bruno Henrique deslocou Paulo Victor e empatou o jogo em 1 x 1.

Os donos da casa se empolgaram e quase no apagar das luzes o Palmeiras chegou a virada. O goleiro do Grêmio, porém, fez grande defesa em chute de Lucas Lima. Pepê, porém, não perdoou Weverton. Nos acréscimos, o jovem jogador do Grêmio, que entrara no segundo tempo, dominou bola na entrada da área e, com classe, garantiu a vitória e a classificação gremistas à Copa Libertadores.

A derrota por 2 x 1 gerou revolta dos torcedores do Palmeiras. A torcida entoou gritos de “time sem vergonha” nas arquibancadas. De quebra, o time paulista deixou a vice-liderança do Brasileirão cair no colo do Santos, que, no sábado (23/11/2019), goleou o Cruzeiro por 4 x 1.

Compartilhar notícia