Futebol: veja a evolução do seu time nos jogos da pré-temporada

O (M)Dados avaliou as performances dos times de futebol do Brasil de 2017 a 2020 e comparou os desempenhos

atualizado 13/03/2020 15:33

Todo início de ano é a mesma coisa, os times de futebol do Brasil aproveitam os estaduais, amistosos e alguns torneios menores para preparem os elencos para os principais campeonatos do ano. Para verificar como foi o desenvolvimento dos dois primeiros meses do ano, o (M)Dados – núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles – analisou a performance de cada equipe nas pré-temporadas de 2017 a 2020.

O objetivo é comparar a evolução do aproveitamento de cada time de futebol. Foram analisados todas os que estão na Série A do Brasileirão e o Cruzeiro. Para tanto, foi verificado o número de vitórias, empates e derrotas, além do saldo de gols realizados em cada período.

Veja como foi a evolução de cada time:

Alguns dos resultados que chamam a atenção são as “quedas livres” do Cruzeiro, Corinthians e Sport no início dos últimos anos. A equipe mineira teve 92,59% de aproveitamento em 2017, mas neste último ano só chegou a 57,14%. Os paulistas partiram de 83,33% para 41,67%, no mesmo período

No entanto, para uma melhor análise dos desempenhos, é preciso levar em consideração outros fatores. Por exemplo, no início de 2020, o Flamengo entrou no Campeonato Carioca com um time reserva, o que influenciou o resultado de algumas partidas, mas não deixou o patamar (80,56%) cair em relação aos outros anos.

Em situação semelhante, em 2018, o Grêmio jogou com o elenco alternativo após ter disputado o Campeonato Mundial de 2017. No entanto, no caso do tricolor gaúcho, a equipe teve uma sequência muito ruim (30,3% de aproveitamento)  o que obrigou Renato Portaluppi a adiantar a reapresentação dos titulares.

Saiba mais dados sobre as pré-temporadas:

Enquanto os times encaram a chamada  pré-temporada, alguns campeonatos importantes também são iniciados nesse período. É o que já aconteceu com a Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Por isso, o (M)Dados separou no gráfico as evoluções das performances apenas nos jogos desses campeonatos. Veja:

Vídeos
Últimas notícias