Fim do asterisco: Palmeiras e Fluminense se enfrentam em jogo atrasado

Confronto válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro é encarado pelo Alviverde como nova chance de colar nos líderes

HEBER GOMES/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDOHEBER GOMES/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 10/09/2019 8:55

A última vitória no Campeonato Brasileiro havia sido em 13 de junho, por 2 x 0, sobre o Avaí. Deste então, o Palmeiras amargou uma sequência de insucessos, sobretudo com a eliminação na Copa Libertadores. O mau momento resultou na troca de comando: saiu Felipão, entrou Mano Menezes e nem isso foi capaz de amenizar o clima ruim no clube. Somente o triunfo por 2 x 1 sobre o Goiás, no último sábado (07/09/2019), a primeira virada do time no Brasileirão, foi capaz de erguer uma bandeira branca no Alviverde. A continuidade da paz depende muito do resultado do duelo desta terça-feira (10/09/2019), às 21h, quando encara o Fluminense, em jogo atrasado da 16ª rodada.

O cenário que parecia desolador pode se transformar em esperança renovada no Palmeiras, caso a vitória no Allianz Parque seja concretizada. O segundo triunfo consecutivo deixaria o time de Mano Menezes com 33 pontos, somente três atrás do líder Flamengo e um do Santos, o vice-líder.

“A gente vinha numa sequência bem ruim, com muitos jogos sem vencer. Agora é buscar essa retomada no Brasileiro. Foi importante da maneira que foi também (vitória de virada sobre o Goiás). Viramos e saímos com esse resultado importante. Temos o jogo em casa para impor nosso ritmo, jogar para frente. Temos tudo para voltar à briga”, animou-se o volante Bruno Henrique, ainda no sábado.

Ainda sem poder contar com os convocados Weverton e Gustavo Gómez, além do suspenso Felipe Melo e do lesionado Zé Rafael, o técnico Mano Menezes deve manter a base que venceu o Goiás no último sábado. Isso significa que o trio de ataque Willian, Dudu e Luiz Adriano continuará sendo arma importante, sempre municiado pelo meia Gustaco Scarpa.

Combinou com o Fluminense?
O horizonte positivo almejado pelo Palmeiras, no entanto, passa por superar um Fluminense que também reencontrou o trajeto da vitória no último fim de semana. Fora de casa, o Tricolor surpreendeu o Fortaleza e bateu o dono da casa por 1 x 0. O resultado não serviu para deixar a zona de rebaixamento – ocupa a 17ª colocação, com 15 pontos –, mas foi o suficiente para trazer alívio ao time que vinha de três derrotas consecutivas.

“Precisávamos desses três pontos para dar uma respirada. Agora é descansar e pensar no Palmeiras. Jogo difícil, na casa deles, mas vamos em busca do resultado”, avisou o jovem atacante João Pedro, autor do gol da vitória na rodada passada.

Entusiasmado com o resultado fora de casa, o técnico Oswaldo de Oliveira pretende repetir a escalação no Fluminense, em busca de um novo padrão. O 1 x 0 sobre o Fortaleza foi a primeira vitória do time no Brasileirão em que não levou gol – o empate por 0 x 0 com o Flamengo na 8ª rodada foi a outra partida em que não foi vazado.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Time: Jaílson; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Ramires, Gustavo Scarpa, Willian, Dudu; Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes
Time: Muriel; Julião, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton, Ganso, Nenê; Wellington Nem, Yony González e João Pedro. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Local: Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: Terça-feira (10/09/2019)
Horário: 21h
Arbitragem: Anderson Daronco (RS)
Transmissão: Premiere

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo58
W D W W W
2Palmeiras50
W D D L W
3Santos48
D W W W D
4Corinthians43
W W D D L
5São Paulo43
L D W D W
6Grêmio41
W L D W W
7Internacional39
L D D L D
8Bahia38
W W L D L
9Goiás36
W W W L W
10Athletico-PR35
W D W D L
11Atlético-MG31
W L D L L
12Vasco31
L W L D W
13Botafogo30
L L L W L
14Fluminense29
D W W D W
15Fortaleza28
L W L W L
16Ceará26
D L L L W
17CSA25
L L W W L
18Cruzeiro22
D L D D D
19Avaí17
L L L D L
20Chapecoense16
D L L L D
Últimas notícias