metropoles.com

Fim de ano do futebol brasileiro daria um episódio de Stranger Things

Os últimos episódios desta temporada do futebol brasileiro estão seguindo um roteiro que daria um ótimo spin-off com a série Stranger Things

atualizado

Compartilhar notícia

Heuler Andrey/Getty Images
Diego Costa e Keno Atlético-MG
1 de 1 Diego Costa e Keno Atlético-MG - Foto: Heuler Andrey/Getty Images

Os últimos episódios desta temporada do futebol brasileiro estão seguindo um roteiro que daria um ótimo spin-off com a série Stranger Things. Isso porque algumas coisas estranhas e incomuns podem acontecer até o fim do ano.

Por exemplo, pela primeira vez, a Supercopa do Brasil — que é disputada entre os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil — pode de ser definida entre o vencedor da Copa do Brasil e o vice-campeão brasileiro, pois o Atlético-MG está perto de ser o detentor de ambos os títulos nacionais.

Diante desse cenário em que o Galo vença as duas competições, o regulamento publicado no site da CBF prevê que o segundo colocado no Brasileirão dispute a final da Supercopa. Dessa forma, o Flamengo seria o adversário dos mineiros na edição do ano que vem, caso o time comandado por Cuca confirme o favoritismo para a decisão contra o Athletico-PR.

Outro acontecimento inédito é que, pela primeira vez na história da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o campeão pode ser rebaixado no mesmo ano que conquistou o título e pode disputar a principal competição na Série B em 2022. As chances são muito pequenas, mas existem.

O Athletico-PR, vencedor da Copa Sul-Americana em 2021, está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento e corre o risco de cair. O Furacão recebe o Palmeiras nesta segunda-feira (6/12), na Arena da Baixada, pela penúltima rodada do campeonato nacional, e termina a temporada visitando o já rebaixado Sport, na quinta-feira (9/12).

O Furacão venceu o título da Copa Sul-Americana derrotando o Red Bull Bragantino, com gol de Nikão.

No entanto, times da Segunda Divisão Brasileira nas copa continentais não é novidade. Desde quando foi instaurado o atual formato de pontos corridos, o Santo André disputou em 2005, o Paulista jogou em 2006 e o Palmeiras competiu em 2013 estando na Série B, após garantir suas vagas a partir do título da Copa do Brasil dos anos anteriores.

O Grêmio faz uma campanha assustadoramente ruim, algo que não acontece desde 2004, último ano que o clube foi rebaixado. Naquela ocasião, o Tricolor terminou em último. Desde quando voltou para a elite, os gaúchos não chegaram perto de cair e o filme de 2004 está se repetindo nesta temporada.

Resta apenas uma rodada para o fim do Brasileirão e o Tricolor tem pela o Atlético-MG, na próxima quinta, na Arena do Grêmio, às 21h30, como o último obstáculo para atingir o objetivo de continuar na elite do futebol brasileiro. No entanto, depois do empate com o Corinthians nesse domingo (5/12), basta a igualdades nos confrontos entre São Paulo x Juventude e Cuiabá x Fortaleza para que a queda do Imortal seja confirmada já nesta segunda.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia