Fifa irá apurar caso de jornalista abordado por bandeira de Pernambuco

Um grupo de jornalistas pernambucos foram intimidados no Catar após policiais confundirem a bandeira do estado com o símbolo LGBT

atualizado 23/11/2022 6:06

À esquerda, jornalistas exibem bandeira de Pernambuco no Catar; à direita, organização da Copa do Mundo intimida jornalista por bandeira de Pernambuco - Metrópoles Instagram/Reprodução

A Fifa informou que irá investigar o caso envolvendo jornalistas pernambucanos, que foram intimidados no Catar por estarem com a bandeira do estado brasileiro. O grupo foi abordado por pessoas que se identificaram como policiais.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Apesar de estar com uma credencial da Fifa, o jornalista Victor Pereira foi impedido de gravar o conflito, mesmo que portasse a credencial da entidade, que permite que o repórter faça gravações no local. O celular de Victor foi tomado e só devolveram após o vídeo ter sido apagado do aparelho.

A bandeira de Pernambuco foi confundida com o símbolo da causa LGBTQIA+, por conter um arco-íris em seu desenho. O símbolo foi proibido durante a Copa do Mundo do Catar, assim como outros acessórios que façam menção à comunidade.

A escolha da Fifa por sediar o Mundial no Catar vem sendo fortemente criticada por conta da postura do país-sede em relação aos direitos humanos, principalmente em relação às mulheres e à comunidade LGBT.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias