Brasil faz 2 x 0 na Argentina e aguarda adversário da final

Jesus e Firmino trocaram assistências e garantiram vitória brasileira

Getty ImagesGetty Images

atualizado 03/07/2019 0:18

Com gols de Gabriel Jesus e de Firmino, o Brasil confirmou a vaga na final da Copa América diante da Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte. O outro finalista sairá nesta quarta-feira (03/07/2019), no duelo entre Chile x Peru, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A decisão será no próximo domingo, às 17h, no Maracanã.

A partida foi equilibrada e as estatísticas mostram bem isso. Posse de bola: 49% do Brasil e 51% Argentina. A Argentina agrediu mais a meta de Alisson com 14 finalizações e somente 2 no gol, enquanto os brasileiros chutaram 4 vezes, mas foram mais objetivos e acertaram 3.

O jogo
No primeiro lance de perigo do jogo, aos 2 minutos, Firmino estava na banheira esperando a bola. Acabou concluindo a finalização, mas o bandeirinha já havia assinalado o impedimento.

A estratégia argentina começou a dar as caras. Marcadores bem postados e pressionando as jogadas brasileiras. Duas faltas a favor do Brasil e uma contra em 5 minutos e muita bola parada. A quarta rendeu cartão amarelo para o lateral-esquerdo Tagliafico.

Bomba de Leandro Paredes do meio da rua, aos 11 minutos, passou próxima do ângulo direito de Alisson, que pulou pra garantir que a bola não entrasse caso fosse no gol. No lance seguinte, o clima esquentou entre Coutinho e o volante argentino. Jogadores foram afastados pelo árbitro, mas nenhum cartão saiu do bolso.

Em linda jogada, Dani Alves roubou a bola, fez fila com os argentinos e passou para Firmino cruzar rasteiro para Gabriel Jesus abrir o placar, aos 18 minutos do 1º tempo.

A partida ficou ainda mais movimentada depois do gol da Seleção. Aguero chegou a cabecear bola no travessão, aos 29 minutos, e assustou a torcida presente no Mineirão.

Mais um amarelado na Argentina. “Fala muito” o Marcos Acuña! O árbitro pendurou o meia por reclamação aos 39 minutos. O lateral, Dani Alves, pegou carona e também recebeu cartão, pois foi tirar satisfação com o equatoriano Roddy Zambrano.

Apesar da formação inicial pensada por Tite ser com Firmino centralizado e Gabriel Jesus na ponta-direita, os atacantes trocaram de posição frequentemente durante a partida. Inclusive, o gol saiu com eles nesta disposição.

2º tempo
Na volta do intervalo, Tite ousou tirando um dos principais destaques da Seleção na Copa. Saiu Everton Cebolinha para a entrada de William, convocado para ocupar o espaço deixado por Neymar após o corte.

E como diria o glorioso narrador brasileiro, “HAJA CORAÇÃO!” O Brasil perdeu chance de um lado, com Coutinho chutando a bola por cima do gol, e no lance seguinte, Messi fez a trave tremer. Na sequência, a redonda ainda passou na frente do gol e ninguém estava lá para colocar ela pra dentro.

Aos 20 minutos, Lionel Messi assumiu a responsabilidade na cobrança de falta perigosa a favor da Argentina. A ansiedade e o suspense tomaram conta do Mineirão, mas o arqueiro brasileiro aprendeu com as consequências sofridas no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões — quando o astro do Barcelona fez um gol de falta do meio da rua —, e estava no lugar certo, na hora certa para agarrar a bola.

Gabriel Jesus contou com a sorte na puxada do contra-ataque. Avançou demais a bola com o marcador na sua frente. Na dividida ela sobrou pra ele, que entrou na área, e devolveu a assistência de Firmino no primeiro gol. O atacante do Liverpool guardou o segundo do Brasil na semifinal.

Aos 34 minutos, o camisa 9 da Seleção, que já se queixava de dor desde antes do 2 x 0, saiu para a entrada do volante Allan. Tite preferiu fortalecer o sistema defensivo do que trocar um atacante por outro. Richarlison também era opção no banco. Logo depois, Willian que entrou na volta do intervalo, também sentiu dores musculares e virou motivo de preocupação para o técnico brasileiro.

Já nos últimos momentos do jogo, a Seleção Brasileira colocou os argentinos na roda aos gritos de “Eliminado! Eliminado!” da torcida canarinha.

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo78
D W W W D
2Palmeiras67
W W W W D
3Santos64
D W W W W
4Grêmio56
W W W W W
5São Paulo52
W L W L L
6Athletico-PR50
W D W D W
7Internacional49
W D L L W
8Corinthians49
D L L W D
9Bahia43
L L D D L
10Vasco43
L D L W D
11Goiás42
L D W L L
12Atlético-MG40
L L D W D
13Fortaleza39
D W D L W
14Botafogo36
L L L L W
15Ceará36
D W L W L
16Cruzeiro35
D W D D D
17Fluminense34
D L D W L
18CSA29
L W L L L
19Chapecoense22
D W L D L
20Avaí17
L L L L L
Últimas notícias