metropoles.com

Conmebol denuncia Flamengo por confusões na Sul-Americana

O clube pode sofrer punições como exclusão de competições e pagamento de multa de US$ 400 mil

atualizado

Compartilhar notícia

ANTONIO LACERDA/EFE
Flamengo (BRA) – Independiente (ARG)
1 de 1 Flamengo (BRA) – Independiente (ARG) - Foto: ANTONIO LACERDA/EFE

O Flamengo virou, oficialmente, réu de um processo disciplinar na Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), por ocasião da final da Copa Sul-Americana contra o Independiente, no Maracanã (RJ). O clube brasileiro sofrerá punições como multa de US$ 400 mil, perda de mando de campo, obrigação de tirar partidas do país e até exclusão de competições. A informação é do UOL.

Entre as práticas ilícitas, cometidas pelo Flamengo segundo a Conmebol, estão lançamento de objetos, acendimento de sinalizadores e falta de disciplina por parte dos torcedores rubro-negros. A diretoria do clube tem até 18h desta quinta-feira (21/12) para enviar as alegações e as provas da defesa.

De acordo com o UOL, as sanções possíveis estão descritas no artigo 22 do Código da Conmebol. A lista tem advertência, multa, fechamento do estádio (parcial ou total), proibição de jogar em uma arena e obrigação de jogar em outro país, entre outras.

O Código Disciplinar da Conmebol trata de forma bem clara da responsabilidade objetiva dos clubes, que se tornam passíveis de punição mediante comportamento indevido de seus torcedores.

Segundo a reportagem, na final da Sul-Americana, o Maracanã foi alvo de invasões, palco de brigas e muita confusão. Uma bomba chegou a estourar perto do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, pouco antes da premiação no gramado. Ele também inalou gás de pimenta quando estava chegando ao estádio.

Compartilhar notícia