metropoles.com

Conmebol confirma finais sem público na Libertadores e Copa Sul-Americana

A Conmebol concorda que ainda não é momento de expor os torcedores do continente num retorno precipitado e perigoso

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Vidal / Flamengo
Maracanã Flamengo
1 de 1 Maracanã Flamengo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O mês de janeiro será marcado pelas decisões da Copa Sul-Americana e Libertadores nos dois últimos finais de semana do mês. A Conmebol anunciou nesta terça-feira (5/1) que os estádios Mário Alberto Kempes, em Córdoba, e o Maracanã, palcos das finais em jogo único, vão hospedar as partidas sem a presença de público. A entidade seguirá priorizando a saúde e a manutenção da integridade das pessoas por causa da pandemia de Covid-19 ainda instalada no planeta.

No futebol europeu alguns jogos vêm recebendo até 2 mil torcedores. Mesmo trabalhando para um retorno do público aos estádios, a Conmebol concorda que ainda não é momento de expor os torcedores do continente num retorno precipitado e perigoso.

Os presidentes da Conmebol, Alejandro Domínguez, e da CBF, Rogério Caboclo, avaliaram que seria um risco abrir o Maracanã para o público. Assim, nem mesmo a possibilidade de a decisão reunir duas equipes brasileiras foi capaz de mudar a opinião dos dirigentes. Ficou definido que o retorno de público nas competições sul-americanas só acontecerá dentro de uma estrutura de segurança.

A Conmebol “prioriza a saúde e a integridade de todos os membros da família do futebol sul-americano, desde jogadores até torcedores, funcionários e jornalistas. A decisão de realizar a partida decisiva deste torneio continental é consistente com esta visão.”

As semifinais da Libertadores, com final marcada para o dia 30, têm Santos x Boca Juniors e Palmeiras x River Plate. O sonho dos brasileiros é ter o confronto paulista na disputa da taça. A situação é semelhante na Copa Sul-Americana, que conhece seu campeão uma semana antes, dia 23, em Córdoba, e pode ter dois times do país-sede na decisão.

Os confrontos semifinais reúnem três equipes da Argentina. Algoz do São Paulo, o Lanús encara o Vélez Sarsfield, enquanto o Defensa Y Justicia, que derrubou o Bahia nas quartas, encara o Coquimbo Unido, “intruso” chileno.

Pelo segundo ano, as decisões da Libertadores e da Sul-Americana ocorrem em jogo único.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?