Conheça Abel Ferreira, treinador português cobiçado pelo Palmeiras

Alviverde paulista ficou perto do técnico estrangeiro, que ganhou destaque após eliminar o Benfica, time treinado por Jorge Jesus

atualizado 29/10/2020 19:14

Treinador Abel FerreiraGetty Images / Gualter Fatia / Colaborador

A novela envolvendo o novo treinador parece estar perto de um final feliz. O time caminha para um acerto com o técnico Abel Ferreira. As duas partes já teriam chegado a um acordo e tudo indica que o alviverde paulista feche mesmo com o jovem técnico. Conheça um pouco mais desse português que pode ser o novo comandante do Verdão.

Começo em Portugal

Abel Ferreira começou a carreira de jogador em Portugal, e defendeu apenas times de seu país natal. Como jogador, o jovem treinador vestiu as camisas do Penafiel, Vitória de Guimarães, Sporting e Braga. Mas a carreira foi encurtada aos 31 aos, devido a lesões.

Como treinador, Ferreira começou treinando categorias de base e a equipe B do Sporting. Logo depois, iniciou no comando de equipes principais, comandando o Braga. O português começou a ganhar destaque em Portugal sob o comando da equipe na temporada 2017/18.

Abel terminou o Campeonato Português na quarta colocação. O jovem técnico conquistou 24 vitórias na temporada, um recorde no Braga. E assim Ferreira passou a chamar a atenção de outras equipes não só de Portugal, mas da Europa.

O PAOK, da Grécia, resolveu investir em Ferreira e levou o técnico, em julho de 2019.

Despachou Jesus

A aposta do time grego deu certo e Ferreira levou o PAOK ao vice-campeonato no ano passado. Mas o reconhecimento veio na fase preliminar da Champions League. O PAOK enfrentou o poderoso Benfica, treinado por Jorge Jesus.

Em jogo único, o PAOK derrotou o time português por 2 x 1 e avançou na competição continental. Porém, na última eliminatória antes da fase de grupos, os gregos caíram para o Krasnodar e ficaram de fora do torneio.

Devido à ainda curta carreira, o treinador não tem um estilo definido. Mas já admitiu que se for preciso, muda a característica do time a cada adversário. E gosta de trabalhar talentos vindos das categorias de base.

Ainda sem Ferreira, o Palmeiras enfrenta o Bragantino nesta quinta-feira (29/10), na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na segunda-feira (2/11), o alviverde encerra o turno do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG, em São Paulo.

 

Vídeos
Últimas notícias