Como o Cuiabá se compara com outros “estreantes” de Série A?

O Dourado está fazendo uma campanha de destaque, que é uma das melhores entre os estreantes da Série A na era dos pontos corridos

atualizado 23/10/2021 15:48

Cuiabá ECAssCom Dourado

O único novato nesta edição do Brasileirão, o Cuiabá, está fazendo uma campanha de destaque, que é uma das melhores entre os estreantes da Série A na era dos pontos corridos. E, além disso, está dando trabalho para times grandes e tradicionais no campeonato.

A equipe mato-grossense de apenas 20 anos de existência é a 9ª colocada da tabela de classificação, com 35 pontos, e disputa com o Grêmio Barueri, debutante da temporada de 2009, o posto de estreante com melhor desempenho no atual formato.

Na era dos pontos corridos, apenas quatro clubes estrearam na competição: o Brasiliense em 2005, o Ipatinga em 2008, o Grêmio Barueri em 2009, e o Cuiabá em 2021.

Tendo o desempenho até a 27ª rodada — rodadas disputadas no Brasileirão até a publicação desta matéria — como ponto de partida de análise das campanhas do quarteto acima, o Grêmio Barueri teve a melhor performance. No entanto, vale ressaltar que o time mato-grossense está numa posição melhor que os paulistas ocupavam no campeonato daquele ano.

Na 27ª rodada do Brasileirão de 2009, o Grêmio Barueri era o 12º colocado, três posições abaixo do Cuiabá de 2021, e somava 36 pontos, um a mais que o Dourado. O Abelhão chegou ao fim daquela temporada em 11º, totalizando 49 de pontuação. O novato da edição atual tem grandes chances de conseguir bater esta marca e ter a melhor campanha de estreantes na elite do futebol brasileiro.

Lembre as outras campanhas e compare-as com a do Cuiabá:

2005 – Brasiliense
Na 27ª rodada, o Brasiliense era o 20º (na época eram 22 times), com 29 pontos somados. Terminou o campeonato (que tinha 42 rodadas) na lanterna e voltou para a Segunda Divisão, com 41 pontos

2008 – Ipatinga
Na 27ª rodada, o Ipatinga era o 18º (já com 20 times e 38 rodadas), com 27 pontos e terminou em último, com 35 de pontuação

2009 – Grêmio Barueri
Na 27ª rodada, o Grêmio Barueri era o 12º, com 36 pontos e terminou em 11º, com 49

2021 – Cuiabá
Na 27ª rodada, o Cuiabá é o 9º, com 35 pontos

Problema para os favoritos

Apesar de ser o calouro da elite, o Cuiabá não está deixando os veteranos o intimidarem e tem mostrado a sua força diante dos favoritos ao título nacional. Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras não tiveram vida fácil quando bateram de frente com o Dourado.

No primeiro encontro com o Rubro-Negro, na 8ª rodada, o Auriverde da Baixada perdeu em casa por 2 x 0, mas no reencontro, na 27ª sequência, conseguiu somar um ponto ao empatar sem gols com os cariocas, em pleno Maracanã.

O atual líder do Brasileiro, o Galo, também venceu o Cuiabá no primeiro turno, na 9ª rodada, mas pela diferença mínima, 1 x 0, na Arena Pantanal. O confronto pelo turno final será neste domingo (24/10), às 16h, no Mineirão.

Já o Palmeiras perdeu de 2 x 0 para o Dourado, no Allianz Parque, e terá sua revanche já nas rodadas finais do campeonato, na 36ª, em Cuiabá.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias