Cuiabá está próximo de comemorar 20 anos disputando a Série A pela 1ª vez

Restam apenas 3 rodadas para o fim da Série B e o Dourado é o 3º colocado, com 58 pontos e 97,6% de chances de estar na 1ª divisão em 2021

atualizado 18/01/2021 2:16

Cuiabá ECReprodução/Twitter @CuiabaEC

O Cuiabá está muito perto de confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na sua história. Restam apenas três rodadas para o fim da Série B e o Dourado é o 3º colocado, com 58 pontos e 97,6% de chances de estar na elite do futebol brasileiro em 2021, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Caso o ingresso se confirme, o auriverde completará 20 anos de existência dando esse presentão para a torcida. Saiba mais, a seguir, sobre a trajetória do Cuiabá até a tão sonhada vaga na primeira divisão.

Campeão precoce

Fundado em 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, o Cuiabá começou disputando os campeonatos amadores de categoria de base e só passou a competir profissionalmente em 2003, já conquistando o primeiro de nove títulos do Campeonato Mato Grossense, derrotando o Barro do Garças. Hoje o clube ostenta nove troféus estaduais.

Também em 2003, o Cuiabá disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e foi até a segunda fase ao se classificar em primeiro de seu grupo, mas acabou eliminado pelo Palmas nos pênaltis. No ano seguinte, além de conquistar o segundo título estadual e ser vice-campeão da Copa Mato Grosso, disputou a Série C novamente e estreou na Copa do Brasil, perdendo para o Goiás na primeira fase.

Em 2005, disputou a Copa do Brasil e chegou a empatar em 1 x 1 com o Vila Nova no jogo de ida da primeira fase, mas perdeu em casa por 2 x 0 e foi eliminado. De 2006 a 2008, o Dourado anunciou uma pausa nas atividades, “descontente com o excesso de desmandos da Federação Mato-grossense de Futebol, e alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador”, lembra o site oficial do clube.

O retorno

Quando voltou à ativa, em 2009, estava na segunda divisão estadual e foi vice-campeão, também foi vice da Copa Governador, competição conquistada posteriormente em 2010 e 2016. Em 2011, o retorno à Série D levou o time à 3ª divisão, chegando até a semifinal. O Santos Cruz venceu o Cuiabá por 3 x 1 no placar agregado.

Após passar 2012 sem erguer troféus e suar para se manter na Série C, em 2013 o Dourado venceu o 4º título estadual, mas de novo continuou na terceira divisão por pouco. No ano seguinte, levantou o 5º caneco do estadual e fez uma campanha um pouco mais tranquila na Série C, porém não foi além da primeira fase.

O ano de 2015 foi um marco na história do Cuiabá. O hexacampeonato estadual ficou pequeno perto da conquista da Copa Verde sobre o Remo. O auriverde perdeu na ida, fora de casa, por 4 x 1, e conseguiu uma virada impressionante na volta, na Arena Pantanal, fazendo 5 x 1 e garantindo o título inédito.

A vitória naquela edição da Copa Verde levou o Dourado à Copa Sul-Americana de 2016, quando tornou-se o primeiro clube mato-grossense a participar de uma competição internacional. Nessa, enfrentou e foi eliminado pela Chapecoense, que viria a ser finalista e campeã após o trágico acidente que matou grande parte da delegação da Chape.

A ascensão

De 2017 a 2019, o Cuiabá venceu mais três estaduais seguidos e, em 2018, foi vice-campeão da Série C, conquistando o acesso à segunda divisão. Foi derrotado pelo Operário-PR por 4 x 3 no placar agregado, sendo 3 x 3 no jogo de ida.

Em 2019, o auriverde ergueu também seu segundo caneco da Copa Verde, o que o levou à Copa do Brasil de 2020, quando chegou até às quartas de final da competição. Passou pelo Botafogo nas oitavas de final, mas não superou o Grêmio na fase seguinte.

A campanha na Série B, com 16 vitórias, 10 empates e nove derrotas em 35 jogos, está levando o Cuiabá da Série C à elite do futebol brasileiro em dois anos. Entretanto, o Juventude (4º) e o CSA (5º), ameaçam a vaga do time mato-grossense na primeira divisão.

Depois de bater o Cruzeiro nesse sábado (16/1), o time de Caxias do Sul entrou no G4, agora tem 55 pontos e empurrou os alagoanos para a 5ª posição. O azulão empatou com o Avaí também no sábado e soma 53 na pontuação. Assim, bastam duas vitórias para o Cuiabá garantir seu lugar na Série A. Com mais seis pontos, mesmo o sucesso de Juventude e CSA nos próximos três jogos não tira a vaga do auriverde.

Os últimos compromissos do Cuiabá na Série B são contra o Paraná fora de casa, nesta terça-feira (19/1); diante do Sampaio Corrêa, na Arena Pantanal, dia 22; e fecha visitante o CRB no dia 30.

Vídeos
Últimas notícias