metropoles.com

Com três de “Showza”, Grêmio massacra e encaminha classificação

O duelo de volta será disputado na próxima terça-feira (16/3), em Quito, pois o governo peruano proíbe a entrada de brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Silvio Avila/Getty Images
Diego Souza Grêmio
1 de 1 Diego Souza Grêmio - Foto: Silvio Avila/Getty Images

O Grêmio não teve problemas para superar a ressaca pela derrota na final da Copa do Brasil. Em sua estreia na Libertadores, aproveitou a fragilidade do peruano Ayacucho para vencê-lo por 6 x 1, nesta quarta-feira (10/3), em Porto Alegre, encaminhando a sua classificação à terceira fase preliminar e recuperando a confiança para a nova temporada. Diego Souza foi o destaque ao marcar três vezes.

O duelo de volta será disputado na próxima terça-feira (16/3), em Quito, pois o governo peruano proíbe a entrada de brasileiros no país em função da pandemia do coronavírus. E com a larga vantagem conquistada no jogo de ida, é provável que vários titulares nem viajem ao Equador, ganhando um descanso.

A vitória do Grêmio foi construída com um misto entre o brilho de jogadores que devem conquistar espaço no elenco na temporada 2021 com o daquele que foi destaque na última: Diego Souza. O centroavante, afinal, após ser o artilheiro do futebol nacional na temporada 2020, com 28 gols, fez 3 nesta quarta-feira. Já Pinares e Ferreira, apostas para renovar o setor ofensivo, se destacaram.

O chileno deu os passes para os dois primeiros gols, enquanto o ponta deixou a sua marca, assim como Guilherme Azevedo, de apenas 19 anos, deixou o seu. E David Braz abriu o dilatado placar. Mas a falha de Vanderlei no gol do time peruano expôs a dificuldade da equipe gaúcha com os seus goleiros.

O Grêmio teve seus desfalques, como Kannemann e Pepê, mas não encontrou qualquer problema para construir a goleada. E pareceu enfrentar o adversário ideal, pois o Ayacucho, estreante na Libertadores, marcava mal e não conseguia ameaçar a meta de Vanderlei.

Bastou uma blitz inicial para abrir o placar logo aos 3 minutos, com David Braz, resultado da imposição sobre um adversário frágil. Aos poucos, porém, o Grêmio foi desacelerando o ritmo, ainda que Vanderlei só tenha tocado na bola — e de modo atabalhoado — aos 23 minutos. E, assim, o segundo gol só foi sair aos 27, agora com Ferreira, após passe em profundidade de Pinares, premiando o jogador que parecia mais interessado em campo.

Então, Diego Souza apareceu. Converteu, aos 32 minutos, pênalti sofrido por Alisson, e ainda fez outro aos 40, em uma ação individual e de força, levando o placar de 4 x 0 ao intervalo na Arena do Grêmio, com muita tranquilidade.

Preocupado em evitar um placar ainda mais dilatado, o Ayacucho voltou para o segundo tempo com duas alterações e uma tentativa, em que não teve muito sucesso, de tentar atacar mais. Não conseguiu alterar o cenário do jogo, embora o ritmo gremista tenha sido mais lento do que nos 45 minutos iniciais.

Ainda assim, o Grêmio foi criando chances de gol, muitas delas tendo a participação direta de Maicon, até ele ser substituído, aos 16 minutos. Guilherme Azevedo, acionado durante a etapa final, também teve sus oportunidades, mas parou em Cavallotti.

E Vanderlei foi o goleiro que se saiu mal. Aos 27 minutos, cortou mal uma cobrança de escanteio, de soco, mandando a bola nos pés de Quina, que bateu para o gol. Mas o Grêmio respondeu com Guilherme Azevedo, aos 33, que finalizou de esquerda e no contrapé do goleiro do Ayacucho para deixar a sua marca. Antes do fim, aos 40, Diego Souza fez o seu terceiro. Passou por dois marcadores com um toque só e chutou na saída de Cavallotti para fazer um golaço: 6 x 1.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?