Com adeus de Lúcio, Seleção do penta está toda aposentada

Aos 41 anos, zagueiro titular em 2002 anunciou a saída do futebol e se juntou aos outros 22 jogadores do último Brasil campeão do mundo

atualizado 30/01/2020 16:17

Daniel Ferreira/Metrópoles

Quase 18 anos após dar a volta olímpica diante de 70 mil pessoas no Estádio Internacional Yokohama, no Japão, a Seleção Brasileira não tem mais nenhum atleta pentacampeão atividade nos gramados. Nessa quarta-feira (29/01/2020), Lúcio, 41 anos, anunciou a aposentadoria e seguiu os passos de Marcos, Roque Júnior, Edmílson, Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Ronaldo e Rivaldo que, em 30 de junho de 2002, levaram o Brasil ao pentacampeonato da Copa do Mundo.

A despedida de Lúcio ocorre após defender as cores do Brasiliense nas últimas duas temporadas. No fim de 2019, ele rescindiu contrato com o Jacaré em comum acordo com a diretoria e decidiu pensar no futuro. Na quarta, oficializou o adeus. “Depois de 22 anos me dedicando ao futebol, chegou o dia de pendurar as chuteiras, com muita gratidão a Deus, ao futebol e à minha família!”, despediu-se o zagueiro, com um vídeo na rede social.

Caçula do time titular em 2002 – tinha 22 anos –, Ronaldinho Gaúcho havia sido quem mais postergou o fim de carreira antes de Lúcio anunciar a despedida. Atualmente com 39 anos, o craque só deixou o gramado em 2015, após passagem apagada pelo Fluminense.

Entre os titulares do técnico Felipão em 2002, o companheiro de zaga de Lúcio, Roque Júnior, foi o primeiro entre os 11 a parar de jogar. A aposentadoria do camisa 4 ocorreu ainda em 2010.

Veja a seguir quando os atletas da Seleção do penta pararam de jogar e quantos anos cada um tem:

0

Dida, Belletti, Anderson Polga, Kleberson, Júnior, Denílson, Vampeta, Juninho Paulista, Edilson, Luizão, Rogério Ceni e Kaká completam a lista de jogadores no pentacampeonato da Seleção Brasileira. Todos já aposentados do futebol.

A campanha do pentacampeonato foi memorável e invicta. Na estreia, derrotou a Turquia por 2 x 1; no segundo jogo, goleou a China por 4 x 0; e, na terceira rodada da fase de grupos, venceu a Costa Rica por 5 x 2. Nas oitavas de final, eliminou a Bélgica por 2 x 0; nas quartas, a Inglaterra se despediu do Mundial com uma derrota para o Brasil por 2 x 1. Na semifinal, a Seleção Brasileira venceu a Turquia novamente, desta vez, por 1 x 0.

Vídeos
Últimas notícias