Briga por vaga na Libertadores pega fogo na reta final do Brasileirão

Atlético-MG e Botafogo dependem apenas deles mesmos na 37ª rodada e ficar mais perto de uma vaga para a Libertadores de 2023

atualizado 10/11/2022 1:22

Pedro Souza / Atlético

Apesar de já ter definido o campeão da competição, as últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro continuam movimentando a tabela de classificação. O motivo são as vagas reservadas para a Copa Libertadores de 2023, uma vez que alguns clubes ainda brigam por presença no principal torneio do continente.

A competição continental terá oito times brasileiros em sua próxima temporada devido ao Flamengo ter conquistado o título da Copa em 2022, além da Copa do Brasil.

Com os resultados desta quarta-feira (9/11), o cenário continua favorável para Botafogo e Atlético-MG, que, mesmo sem se enfrentar diretamente nesta 37ª rodada, brigam entre si pela 7ª e 8ª vaga.

O Galo é o atual 9º colocado, com 52 pontos. Em sua frente, ele tem América-MG e Fortaleza, os dois com a mesma pontuação e com os jogos já realizados nesta rodada. O time mineiro perdeu para o Palmeiras, por 2 x 1, enquanto a equipe do Ceará ganhou de 6 x 0 sobre o Bragantino.

Agora, caso ganhe, o Atlético sobe para 55 pontos e iguala ao Athletico-PR. Com o resultado, o clube alvinegro entraria na zona de classificação e as combinações na última rodada se tornariam menos complexas para garantir uma vaga – um empate seria suficiente.

Atlético-MG e Cuiabá entram em campo nesta quinta-feira (10/11), às 20h, no Mineirão.

Por outro lado, o Botafogo ainda vê chances de cavar um lugar na competição continental em 2023, apesar de estar na 11ª colocação, com 50 pontos. Apesar de parecer longe da zona de classificação, o time carioca está apenas dois pontos atrás dos adversários que estão segurando uma vaga.

A vitória significaria passar à frente dos rivais e ficar temporariamente com o 8º lugar. Para isso se confirmar, precisaria vencer na última rodada da competição, ou empatar e esperar que o América-MG e o Fortaleza perdessem ou empatassem.

Botafogo e Santos se enfrentam nesta quinta, às 20h, no Estádio Nilton Santos.

Apesar das projeções, o esperado é que tudo se defina na 38ª e última rodada. Mesmo assim, os torcedores aproveitam a penúltima oportunidade para testar combinações de resultados e projetar um cenário que seja favorável para o seu time do coração.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias