Brenner, Veron, Evanilson: a base que tem salvado times no Brasileirão

Sem poder de compra devido à pandemia do novo coronavírus, clubes do Brasil encontram nos jovens o refúgio para qualificar o elenco

atualizado 08/09/2020 17:52

Gabriel Veron comemora gol no PalmeirasCesar Greco/Palmeiras

A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020 começa a ser disputada nesta quarta-feira (9/9) e há uma certeza entre os 10 líderes: ao menos um garoto formado na categoria de base irá brilhar. Com os cofres esvaziados devido à pandemia do novo coronavírus, os clubes têm encontrado nas promessas um refúgio para qualificar o elenco.

No último fim de semana, nomes como Gabriel Verón (18 anos) e Brenner (20 anos) ganharam o noticiário após mudar os jogos de Palmeiras e São Paulo, respectivamente. Bruno Fuchs (Internacional), Marquinhos (Atlético-MG), Thalles Magno (Vasco), Kaio Jorge (Santos), Evanilson (Fluminense) reforçam a lista de jovens que estão em destaque neste início de Brasileirão.

O movimento que costuma ser lento e gradual se tornou uma constante na competição. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem encabeçado o projeto com Patrick de Paula e Gabriel Menino entre os titulares de um Palmeiras repleto de jogadores experientes e de mais expressão.

“Talentos se formam em casa, e os investimentos feitos pela diretoria no CFA (Centro de Formação de Atletas) nos últimos anos não foram à toa com tantos títulos e convocados para seleções. A tendência é dar ainda mais espaço a eles”, comemora João Paulo Sampaio, coordenador da base do Alviverde, em entrevista ao Estadão.

Até mesmo o atual campeão brasileiro, o Flamengo, se viu obrigado a recorrer à base. Dono de um dos elenco mais pomposos do país, o time carioca viu goleiro Diego Alves se machucar, precisou do prata da casa César e mais tarde de Gabriel Batista. O lateral Matheuzinho também ganhou chance.

Veja a seguir os garotos que estão brilhando neste início de Brasileirão.

Os jovens de destaque dos 10 primeiros do Brasileirão

Internacional
Bruno Fuchs – Aos 21 anos, herdou a camisa 3 em 2020 e as atuações o fizeram ser vendido em agosto por 8 milhões de euros para o CSKA Moscou.
Zé Gabriel – Ex-camisa 10 na base, o meio-campista de 21 anos virou zagueiro com Eduardo Coudet e tem sido titular na vaga deixada por Fuchs.

São Paulo
Diego Costa – Aos 21 anos, ganhou uma oportunidade com Fernando Diniz e não saiu mais da zaga tricolor.
Gabriel Sara – Surpresa de Diniz como titular na última rodada, o jovem de 21 anos foi elogiado por sua dinâmica no meio-campo.
Paulinho Boia – Titular nos últimos dois jogos, Boia deu a volta por cima depois de ser preterido. Ele tem sido elogiado por Diniz aos 22 anos.
Brenner – O atacante de 20 anos saiu do banco de reserva para mudar o jogo contra o Fluminense na última rodada.

Atlético-MG
Marquinhos – O baixinho e veloz atacante tem entrado com frequência no time de Sampaoli e é cotado a virar titular aos 20 anos.

Vasco
Andrey –  Criticado em um passado recente, o meio-campista Andrey ganhou força e, aos 22 anos, é titular de Ramon Menezes.
Vinicius – O atacante de 19 anos começou o ano bem, mas se lesionou e pegou Covid-19. Agora, está novamente à disposição.
Thalles Magno – Titular do Vasco desde o ano passado, Thalles Magno tem 18 anos e é o dono do ataque vascaíno pela esquerda.

Flamengo
Gabriel Batista – Aos 22 anos, Gabriel Batista assumiu o gol do time após Diego Alves e César virarem desfalque.
Matheuzinho – O garoto de apenas 19 anos substituiu o experiente Isla na última rodada e deu assistência para Gabigol marcar o gol da vitória.

Palmeiras
Gabriel Veron – Integrado ao elenco profissional do Palmeiras no ano passado, o jovem de 18 anos é considerado “pronto” por Luxemburgo.
Patrick de Paula – Grande surpresa de Luxemburgo no Paulista, o meio-campista de 21 anos é titular absoluto no Alviverde.
Gabriel Menino – Aos 19 anos, conquistou a confiança do técnico Luxemburgo e é titular do Palmeiras.

Santos
João Paulo – O goleiro de 25 anos herdou a titularidade após a lesão de Vladimir e tem se destacado.
Lucas Lourenço – Aos 19 anos, renovou seu contrato recentemente e passou a ganhar mais oportunidade com o técnico Cuca.
Kaio Jorge – A joia do ataque santista de 18 anos ganhou a posição de titular após a saída de Eduardo Sacha. Ele, porém, está com Covid-19.
Marcos Leonardo – O jovem de 17 anos foi promovido recentemente aos profissionais e tem impressionado.

Fluminense
Evanilson –  Aos 20 anos, Evanilson se destacou como o melhor jogador do Flu neste ano e acaba de ser vendido ao Porto.
Marcos Paulo – O atacante português tem 19 anos e conquistou uma vaga de titular com Odair Hellmann.
Luiz Henrique – Atacante de 19 anos fez sua estreia nos profissionais na segunda rodada do Campeonato Brasileiro e briga pela titularidade.

Sport
Adryelson – Aos 22 anos, o zagueiro virou titular absoluto no Brasileirão e divide a zaga com Maidana.

Ceará
Cleber – O atacante de 22 anos tem se destacado pelas boas atuações com Guto Ferreira.

Vídeos
Últimas notícias