metropoles.com

Brenner, Veron, Evanilson: a base que tem salvado times no Brasileirão

Sem poder de compra devido à pandemia do novo coronavírus, clubes do Brasil encontram nos jovens o refúgio para qualificar o elenco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cesar Greco/Palmeiras
Gabriel Veron comemora gol no Palmeiras
1 de 1 Gabriel Veron comemora gol no Palmeiras - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020 começa a ser disputada nesta quarta-feira (9/9) e há uma certeza entre os 10 líderes: ao menos um garoto formado na categoria de base irá brilhar. Com os cofres esvaziados devido à pandemia do novo coronavírus, os clubes têm encontrado nas promessas um refúgio para qualificar o elenco.

No último fim de semana, nomes como Gabriel Verón (18 anos) e Brenner (20 anos) ganharam o noticiário após mudar os jogos de Palmeiras e São Paulo, respectivamente. Bruno Fuchs (Internacional), Marquinhos (Atlético-MG), Thalles Magno (Vasco), Kaio Jorge (Santos), Evanilson (Fluminense) reforçam a lista de jovens que estão em destaque neste início de Brasileirão.

O movimento que costuma ser lento e gradual se tornou uma constante na competição. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem encabeçado o projeto com Patrick de Paula e Gabriel Menino entre os titulares de um Palmeiras repleto de jogadores experientes e de mais expressão.

“Talentos se formam em casa, e os investimentos feitos pela diretoria no CFA (Centro de Formação de Atletas) nos últimos anos não foram à toa com tantos títulos e convocados para seleções. A tendência é dar ainda mais espaço a eles”, comemora João Paulo Sampaio, coordenador da base do Alviverde, em entrevista ao Estadão.

Até mesmo o atual campeão brasileiro, o Flamengo, se viu obrigado a recorrer à base. Dono de um dos elenco mais pomposos do país, o time carioca viu goleiro Diego Alves se machucar, precisou do prata da casa César e mais tarde de Gabriel Batista. O lateral Matheuzinho também ganhou chance.

Veja a seguir os garotos que estão brilhando neste início de Brasileirão.

Os jovens de destaque dos 10 primeiros do Brasileirão

Internacional
Bruno Fuchs – Aos 21 anos, herdou a camisa 3 em 2020 e as atuações o fizeram ser vendido em agosto por 8 milhões de euros para o CSKA Moscou.
Zé Gabriel – Ex-camisa 10 na base, o meio-campista de 21 anos virou zagueiro com Eduardo Coudet e tem sido titular na vaga deixada por Fuchs.

São Paulo
Diego Costa – Aos 21 anos, ganhou uma oportunidade com Fernando Diniz e não saiu mais da zaga tricolor.
Gabriel Sara – Surpresa de Diniz como titular na última rodada, o jovem de 21 anos foi elogiado por sua dinâmica no meio-campo.
Paulinho Boia – Titular nos últimos dois jogos, Boia deu a volta por cima depois de ser preterido. Ele tem sido elogiado por Diniz aos 22 anos.
Brenner – O atacante de 20 anos saiu do banco de reserva para mudar o jogo contra o Fluminense na última rodada.

Atlético-MG
Marquinhos – O baixinho e veloz atacante tem entrado com frequência no time de Sampaoli e é cotado a virar titular aos 20 anos.

Vasco
Andrey –  Criticado em um passado recente, o meio-campista Andrey ganhou força e, aos 22 anos, é titular de Ramon Menezes.
Vinicius – O atacante de 19 anos começou o ano bem, mas se lesionou e pegou Covid-19. Agora, está novamente à disposição.
Thalles Magno – Titular do Vasco desde o ano passado, Thalles Magno tem 18 anos e é o dono do ataque vascaíno pela esquerda.

Flamengo
Gabriel Batista – Aos 22 anos, Gabriel Batista assumiu o gol do time após Diego Alves e César virarem desfalque.
Matheuzinho – O garoto de apenas 19 anos substituiu o experiente Isla na última rodada e deu assistência para Gabigol marcar o gol da vitória.

Palmeiras
Gabriel Veron – Integrado ao elenco profissional do Palmeiras no ano passado, o jovem de 18 anos é considerado “pronto” por Luxemburgo.
Patrick de Paula – Grande surpresa de Luxemburgo no Paulista, o meio-campista de 21 anos é titular absoluto no Alviverde.
Gabriel Menino – Aos 19 anos, conquistou a confiança do técnico Luxemburgo e é titular do Palmeiras.

Santos
João Paulo – O goleiro de 25 anos herdou a titularidade após a lesão de Vladimir e tem se destacado.
Lucas Lourenço – Aos 19 anos, renovou seu contrato recentemente e passou a ganhar mais oportunidade com o técnico Cuca.
Kaio Jorge – A joia do ataque santista de 18 anos ganhou a posição de titular após a saída de Eduardo Sacha. Ele, porém, está com Covid-19.
Marcos Leonardo – O jovem de 17 anos foi promovido recentemente aos profissionais e tem impressionado.

Fluminense
Evanilson –  Aos 20 anos, Evanilson se destacou como o melhor jogador do Flu neste ano e acaba de ser vendido ao Porto.
Marcos Paulo – O atacante português tem 19 anos e conquistou uma vaga de titular com Odair Hellmann.
Luiz Henrique – Atacante de 19 anos fez sua estreia nos profissionais na segunda rodada do Campeonato Brasileiro e briga pela titularidade.

Sport
Adryelson – Aos 22 anos, o zagueiro virou titular absoluto no Brasileirão e divide a zaga com Maidana.

Ceará
Cleber – O atacante de 22 anos tem se destacado pelas boas atuações com Guto Ferreira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?