metropoles.com

Após 23 anos, o Nottingham Forest está de volta à Premier League

Os bicampeões europeus estão de volta a elite do futebol inglês após vencer o Huddersfield por 1 x 0, pelo playoff da segunda divisão

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/instagram
Imagem colorida jogadores do Forest comemorando o retorno a Premier League
1 de 1 Imagem colorida jogadores do Forest comemorando o retorno a Premier League - Foto: Divulgação/instagram

O domingo do dia 29 de maio de 2022 vai ficar marcado na história do Nottingham Forest e seus torcedores. Após 23 anos longe da Premier League, o clube voltou a elite da Inglaterra após vencer o Huddersfield por 1 x 0 em pleno Wembley.

O retorno a Premier League rendeu cerca de 170 milhões de libras (R$ 1 bilhão) aos cofres do clube.

A ultima participação do Forest na 1ª divisão do futebol inglês foi na temporada 1998/99, porém, o clube acabou amargando a lanterna e foi rebaixado com uma campanha de 7 vitórias, 9 empates e 22 derrotas, somando 30 pontos.

Como funciona o acesso a Premier League

Na Premier League, os últimos três colocados são rebaixados para a Championship (2ª divisão do ingles). O 1º e 2º colocado da Championship garante suas vagas diretas a elite, enquanto os clubes que ficarem da 4ª até a 6ª posição disputam o playoff  para disputar a última vaga rumo a primeira divisão.

A semifinal do playoff é disputado no sistema de ida e volta. A grande final é em jogo único.

Campanha do retorno

A 2ª divisão é composta por 24 times em sistema de turno e returno. O Forest terminou o campeonato em 4° lugar com 80 pontos conquistados (46 jogos, 23 vitórias, 11 empates e 12 derrotas).

Com a 4ª colocação garantida, a equipe foi jogar o playoff. Seu primeiro desafio foi contra o Sheffield United, clube que terminou em 5° lugar na tabela. O primeiro jogo teve triunfo do Forest por 2 x 1, mas o adversário devolveu o resultado no jogo de volta e a disputa foi para os pênaltis onde venceu por 3 x 2.

No último desafio rumo ao retorno a Premier League, 80 mil pessoas assistiram a história sendo escrita após os Reds vencerem o Huddersfield por 1 x 0.

História

Vale lembrar que o Forest fez história nas temporadas 1978/79 e 1979/80, época em que foi bicampeão da Champions League sob o comando do treinador Brian Clough. Além de conquistar a Europa, o Nottingham conquistou o Campeonato Inglês em 1977/78 e quatro Copas da Liga Inglesa em quatro ocasiões (1978, 1979, 1989 e 1990).

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesesportes

Compartilhar notícia