metropoles.com

Aos trancos e barrancos, Flamengo é bicampeão brasileiro

Rubro-negro carioca não começou bem a competição, chegando a ser goleado, mas cresceu na reta final e levanta a taça do Brasileirão

atualizado

Compartilhar notícia

FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Bruno Henrique Flamengo
1 de 1 Bruno Henrique Flamengo - Foto: FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Flamengo é bicampeão consecutivo do Campeonato Brasileiro. A campanha do título de 2020 em muito se assemelha à de 2009, quando o time arrancou na reta final, contou com a queda de rendimento de rivais e acabou conquistando a competição nacional.

0

Veja como foi a campanha que terminou com o bicampeonato brasileiro do Flamengo.

Começo com vexame
O campeonato que começou em 2020 e terminou em 2021 não teve bom início para o Flamengo. Já com o espanhol Domènec Torrent no lugar de Jorge Jesus no comando técnico do time, o rubro-negro iniciou a campanha do título com uma derrota em pleno Maracanã para o Atlético-MG, de Jorge Sampaoli.

Na segunda rodada, o adversário era o Atlético-GO e o atual campeão foi confiante para Goiânia em busca de sua primeira vitória na competição. Mas o rubro-negro fez outra partida ruim e sofreu um verdadeiro baile na capital goiana, voltando para o Rio de Janeiro com uma goleada sonora de 3 x 0 na bagagem. 

Mas o time foi se encontrando no primeiro turno e deixou as derrotas para trás. Mesmo com o início irregular, o time de Dome se reencontrou ao longo dos primeiros 19 jogos do campeonato e conseguiu chegar ao fim do turno brigando com o Internacional pela primeira posição.

Chegada de Ceni
Mas o empate contra o Inter e duas goleadas consecutivas diante de São Paulo e Atlético-MG minaram o trabalho do espanhol à frente do clube e o time apostaria em Rogério Ceni para o restante da temporada. Mas assim como Dome, o início do ídolo do São Paulo não foi dos melhores.

Um empate em casa diante do Atlético-GO, algoz do primeiro turno, fez o treinador estrear com o pé esquerdo no Brasileirão. As eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil aumentaram ainda mais a desconfiança no trabalho do ex-técnico do Fortaleza.

Reta final
Eliminado na Copa do Brasil e na Libertadores, o foco do rubro-negro voltou-se apenas para o Campeonato Brasileiro. Elenco e comissão técnica fizeram um pacto para conquistar o último campeonato e salvar a temporada de insucessos.

Com o foco no Brasileirão, o Flamengo passou a correr por fora da disputa pelo título. Viu o São Paulo disparar na liderança e se perder em 2021. Logo depois, viu de camarote o Internacional assumir a ponta. E seguiu fazendo seu dever de casa.

Na reta final, aproveitou deslizes do Colorado para encostar de vez nas primeiras posições. E grandes jogos nas rodadas derradeiras colocaram o atual campeão novamente na briga, como as vitórias sobre Palmeiras, Grêmio e o próprio Inter na penúltima rodada, jogo que colocou o time carioca na liderança.

O título veio mesmo com derrota para o São Paulo, algoz na temporada. E a taça veio com muito sofrimento, com o Inter pressionando o Corinthians, mas o troféu vai mesmo para o Rio de Janeiro, para um Flamengo que não foi nem de longe o melhor clube da competição, mas o que mais soube aproveitar as chances que lhe foram dadas.

E coroa a força do rubro-negro no cenário nacional, em um campeonato praticamente perdido, mas que terminou com título do time carioca, que não desperdiçou as oportunidades e que realmente quis ser campeão. Bicampeão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?