21 dias sem futebol: cinco livros temáticos gratuitos para baixar

A Amazon disponibilizou alguns títulos que podem ser adquiridos sem custo, no formato de eBook Kindle

Torcedor lendo na arquibancada vaziaMatthew Lewis/Getty Images

atualizado 03/04/2020 21:04

Há menos de um mês, os amantes do futebol tinham certeza de que, no domingo, iriam sentar na frente da televisão e ver seu time jogando. Neste 4 de abril, no entanto, completam-se 21 dias que o torcedor não é contemplado com uma partida ao vivo do seu time favorito.

A pandemia do coronavírus no mundo todo fez com que a maioria das competições de futebol fossem paralisadas, muitas até por tempo indeterminado. Campeonatos estaduais, Libertadores, Copa Sul-Americana, ligas nacionais europeias, Liga dos Campeões, Liga da Europa e outros suspensos. Eurocopa, Copa América e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 adiados. A abstinência de uma partida em tempo real é grande.

Sabendo disso, o Metrópoles buscou livros de futebol gratuitos para baixar. A Amazon disponibilizou alguns títulos que podem ser adquiridos sem custo, no formato de eBook Kindle. É necessário apenas o aplicativo Kindle — compatível com Android, iOS, Windows e Mac — para conseguir ler as obras.

Confira a lista (para saber mais, basta clicar no título):

O Futebol em 11 Mandamentos, de Soares Silva
O livro busca ser o alcance da arte do futebol – assim como de todas as artes puras – para mostrar que a riqueza dos seus movimentos se concentra no casal mais nobre dos gramados: o jogador e a bola. Com ele, a torcida dos campinhos de chão batido, dos grandes estádios e do mundo… alçam voos de alegrias e tristezas sem fim.

Como um Gato, de Sérgio Bautzer
Em uma mistura de romance autobiográfico com historiografia do futebol brasileiro, em Como um gato, o autor Sérgio Bautzer nos convida a um delicioso mergulho nessa grande paixão nacional. Enquanto lemos a história da carreira do goleiro Erick em detalhes, desde quando começou a se interessar por futebol nos campos de Barra Bonita, passando pela profissionalização como goleiro, até chegar aos dias de glória, voltamos ao tempo de Taffarel, Dida, Jorginho, Cafu, Aldair, Márcio Santos, Roberto Carlos, Mauro Silva, Bebeto, Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Rivaldo, entre outros craques, e, o que é melhor, temos a oportunidade de viver aquele final feliz que sempre esperamos, em um mundo onde nunca houve um 7×1…

“Não é só a torcida organizada”: o que os torcedores organizados têm a dizer sobre a violência no futebol?, de Marcelo Fadori Soares Palhares e Gisele Maria Schwartz
Neste estudo, há uma inves­tigação sobre o que os torcedores organizados teriam a dizer sobre a violência no futebol brasileiro, para depois inter­pretar tais discursos à luz do referencial teórico de Johan Galtung. Os autores procuram contribuir com o debate sobre a violência no futebol pelo viés da compreensão em lugar da visão estigmatizante e preconceituosa sobre o tema.

A pátria de chuteiras, de Nelson Rodrigues
A obra reúne crônicas até 1978, em tom dramático, no qual Nelson Rodrigues tenta permanentemente encontrar um novo herói brasileiro após as glórias de anos passados.

Somos o Brasil, de Nelson Rodrigues
Utilizando a Seleção Brasileira e seus grandes craques, Nelson Rodrigues, jornalista, escritor e um dos maiores nomes da literatura brasileira, busca profetizar, definir, descrever e anunciar a nação.

Vídeos
Últimas notícias