metropoles.com

Fernando Alonso é penalizado em GP da Arábia Saudita e perde pódio

O piloto Fernando Alonso, da Aston Martin, foi penalizado na corrida deste domingo (19/3) e perdeu seu 100º pódio após decisão da FIA

atualizado

Compartilhar notícia

Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Foto do piloto Fernando Alonso com macacão branco, com semblante triste e colocando a mãe em seu boné que está na cabeça
1 de 1 Foto do piloto Fernando Alonso com macacão branco, com semblante triste e colocando a mãe em seu boné que está na cabeça - Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O piloto Fernando Alonso, da Aston Martin, teve seu 100º pódio retirado neste domingo (19/3). Durante o GP da Arábia Saudita, o espanhol finalizou a corrida em 3º lugar ao lado de Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da RedBull, mas acabou sofrendo uma penalização após a entrega dos troféus.

Uma determinação da Federação Internacional do Automóvel (FIA) concluiu que o espanhol não cumpriu uma penalidade sofrida durante o GP e o tirou do pódio. Após as conclusões da organização da Fórmula 1, o piloto de 41 anos foi rebaixado para a quarta posição e George Russel, da Mercedes, se tornou o terceiro colocado.

Fernando Alonso - Aston martin - formula 1
Fernando Alonso foi rebaixado para a quarta colocação após o fim do GP da Arábia Saudita

Penalização de Alonso

Logo após o início da corrida, Alonso foi penalizado em 5 segundos por não ter estacionado da forma correta nos colchetes do grid de largada. Assim que as luzes verdes se acenderam, os comissários da corrida informaram que o carro de número 14 estava “sob investigação”.

Em seu primeiro pitstop, o piloto cumpriu a penalidade e conseguiu voltar para a pista ainda em segundo lugar. Acontece, no entanto, que a equipe de Alonso não cumpriu a determinação da forma correta.

Um mecânico posicionado na parte traseira do carro acabou encostando um macaco no veículo — o que é proibido de acordo com o regulamento do esporte. Quebrar tal regra, rende ao piloto uma penalização de 10 segundos.

Ao fim da corrida, Alonso não tinha tal vantagem para o quarto colocado e, por isso, acabou perdendo sua posição. O momento era especial para o piloto, pois marcava seu 100º pódio da história da Fórmula 1, mas acabou causando tristeza. Fernando Alonso lamentou e criticou a decisão da FIA:

“Eles tiveram 35 voltas pra pensar na punição, aparentemente não tiveram tempo. A FIA fez tudo errado”, disse em entrevista.

Russel no pódio

Veja o momento em que Russel descobriu que era o terceiro colocado do GP da Arábia Saudita. A jornalista brasileira Mariana Becker foi quem deu a notícia ao automobilista da Mercedes:

Compartilhar notícia