metropoles.com

George Russell: quem é o jovem piloto recém contratado pela Mercedes?

Destaque nas pistas, o jovem de 23 anos será companheiro do compatriota e heptacampeão da Fórmula-1, Lewis Hamilton

atualizado

Compartilhar notícia

Bryn Lennon/Getty Images
George Russel, novo piloto da Mercedes
1 de 1 George Russel, novo piloto da Mercedes - Foto: Bryn Lennon/Getty Images

A Mercedes Benz confirmou nesta terça-feira (7/9) que o britânico George Russell será o novo piloto da equipe a partir de 2022. Destaque nas pistas, o jovem de 23 anos será companheiro do compatriota e heptacampeão da Fórmula-1, Lewis Hamilton. Atualmente, Russell é piloto da Williams e ocupa a 15ª posição na classificação geral.

Apesar da fama de “azarado”, o jovem vinha chamando atenção das grandes equipes pelas boas corridas que vinha fazendo, mesmo com o carro inconstante da Williams. Um exemplo do bom desempenho do britânico pode ser observado no GP da Bélgica, quando por pouco, não acabou ficando com a pole position.

Max Verstappen precisou arrancar o melhor tempo do “novato” já na última volta do GP, que acabou não ficando sem a corrida oficial por conta das fortes chuvas.

Se mesmo com um carro inferior, a qualidade técnica de George Russel pode ser notada, é de se esperar que sob o comando das poderosas e vitoriosas máquinas da Mercedes, o desempenho dele cresça e que passe de mero coadjuvante para um protagonista da F1 nos próximos anos.

Mas afinal, quem é o jovem em quem a Mercedes decidiu apostar as suas fichas para ser companheiro de um multicampeão como Hamilton?

Talento e títulos desde cedo

Nascido na cidade portuária de King’s Lynn, em Norfolk, George Russel é um piloto que fez parte do programa de desenvolvimento da Mercedes desde 2017. Desta forma, é possível entender que assumir essa vaga na equipe principal é quase um passo natural para o rapaz de 23 anos.

O piloto começou sua trajetória em 2006, quando tinha apenas 8 anos de idade. Antes mesmo de pertencer ao programa, quando ainda disputava no Kart, o britânico foi campeão nos anos de 2011 e 2012.

Ele ainda acumulou experiência ao passar pela Fórmula Renault 2.0 e na Fórmula 4, as duas em 2014. Nesta segunda, correndo pela Lanan Racing, venceu cinco corridas da temporada e por três pontos de diferença, garantiu o título.

Em 2015, foi o piloto mais jovem a conseguir uma vaga para participar do SuperStars, do Clube de Pilotos de Corrida Britânicos. No mesmo ano, o  britânico também teve passagens com vitórias na Fórmula 3, quando passou a correr pela Carlin.

Já sob a tutela da montadora alemã, Russel acabou conquistando os títulos da GP3 Series, no ano de 2017, e o título da Fórmula 2 no ano seguinte.

Em outubro de 2018, o jovem piloto assinou com a William onde passou a ser companheiro de Robert Kubica, da Polônia.

Primeiros passos na Mercedes

Com um início muito abaixo do esperado, fechando o ano de 2019 na 20ª colocação na classificação geral, Russel passou a ter a partir de 2020 a companhia de Nicholas Latifi na Williams. No entanto uma série de acidente seguiram perseguindo o piloto que não conseguia atingir o nível esperado para seu talento outrora demonstrado.

Só que grandes talentos, muitas vezes, precisam de uma pressão inesperada para demonstrarem o que realmente sabem. No prêmio do Bahrein, Russel teve que substituir Lewis Hamilton, diagnosticado com Covid. Comandando uma mercedes, o britânico garantiu o segundo melhor tempo, perdendo a pole para Valteri Bottas, também da Mercedes.

Na época, inclusive, surgiu uma foto do pequeno Russel, com apenas 11 anos, indo atrás de um autógrafo do já experiente, Lewis Hamilton, que passa a ser um dos grandes nomes da modalidade.

O bom desempenho, obviamente, não passou desapercebido pelos chefões da Mercedes, que seguiram acompanhando o desempenho do britânico.

Nesta temporada, Russel ainda vem sofrendo com os acidentes e infortúnios. Apenas no prêmio da Hungria que o piloto conseguiu somar seus primeiros pontos na disputa, depois de terminar o circuito na 9ª colocação.

Para 2021, o piloto ainda tem nove corridas pelas Williams. Para o ano que vem, é esperar para ver o que o “pupilo” da Mercedes poderá fazer ao lado de seu grande ídolo. A expectativa é de que Max Verstappen ganhe mais uma dor de cabeça causada pela montadora alemã.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?