metropoles.com

Em Doha, corrida de camelos tem robô como jóquei e prêmios milionários

Metrópoles foi conferir o tradicional evento no circuito de Al Shahanyia, a 40km do centro de Doha

atualizado

Compartilhar notícia

Dominique BERBAIN/Gamma-Rapho via Getty Images
Camelos correm em circuito em Doha, no Catar
1 de 1 Camelos correm em circuito em Doha, no Catar - Foto: Dominique BERBAIN/Gamma-Rapho via Getty Images

Doha (Catar) – As arquibancadas estão vazias. Apenas alguns jornalistas e a equipe de manutenção caminham por ali e pelo gramado, que é separado de um circuito oval de 8km por uma grade, onde estão pregadas placas com os dizeres: “Hejen Racing Comittee”. O silêncio é afastado por televisores e um telão, que transmitem dois homens debatendo animadamente em árabe, com fotos de camelos nas paredes do estúdio.

Hejen é a palavra em árabe para camelo, a principal atração do circuito de Al Shahanyia, local a 40km do centro de Doha, uma área desértica, que promove corridas envolvendo os animais. As arquibancadas estão vazias não porque o evento não goze de prestígio, e sim porque a ação ocorre, literalmente, ao lado da prova.

Há duas pistas, um anel exterior, destinado para os torcedores e jornalistas que vão cobrir o evento, e um anel mais próximo do circuito, para os donos dos camelos e treinadores, que utilizam radiotransmissores para “falar” com os animais.

Carro acompanha camelos durante corrida
Carro de transmissão televisiva acompanha os camelos durante corrida

Os camelos não são montados por jóqueis. Eles são guiados por drones, ou robôs, que retransmitem as palavras de encorajamento e motivação dos treinadores, que acompanham toda a prova de seus carros. Antigamente, os camelos eram montados por crianças, porém, por óbvios motivos de segurança, a prática recebeu esse upgrade tecnológico.

Carro de transmissão segue camelo durante corrida
Carro de transmissão segue camelo durante corrida
Premiações

Os camelos mais rápidos podem atingir uma velocidade máxima de 60km/h. Após a prova, que dura cerca de 12 minutos cada — em uma tarde, podem ser realizadas cerca de 10 corridas –, os camelos são encaminhados para uma área especial, onde são cobertos por túnicas por dezenas de cuidadores e levados de volta para os seus donos.

Os primeiros colocados são empapuçados por uma espécie de lama laranja.

Camelo vencedor após corrida em Doha, no Catar
Camelos vencedores são cobertos por uma espécie de lama laranja perfumada após as corridas

Em depoimento ao Metrópoles, um dos cuidadores afirmou que a substância se trata de um perfume, que serve para aproximar a pessoa/animal dos anjos, emissários de Alá, de acordo com a crença local.

E não é o único tratamento especial destinado aos vencedores. Há um prêmio generoso em dinheiro em jogo, e cada corrida tem valores diferentes. Em uma das provas, o dono do animal que foi o primeiro colocado recebeu 250 mil ryals (cerca de R$ 360 mil).

De acordo com o guia Basel Jabi, de Alepo, na Síria, um prêmio de 5 milhões de ryals (R$ 7 milhões) foi entregue no ano passado, o maior valor de 2021.

Camelos se preparam para início de corrida
Camelos antes do início da corrida

Com tamanhos valores em jogo, é de se esperar que, além de turistas, o esporte seja “praticado” por membros da elite local, que investem pesado nos treinamentos e cuidados de seus preciosos camelos. Toda a região de Al Shahanyia, aliás, é dedicada aos animais, com diversas lojas de produtos destinados aos seus cuidados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?