metropoles.com

Doping no judô: Rafaela Silva perde a medalha de ouro do Pan de Lima

A judoca foi flagrada em exame no dia 9 de agosto, mas se diz inocente. O bronze do Mundial também está em xeque

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Rafaela-Silva-judô
1 de 1 Rafaela-Silva-judô - Foto: Reprodução/Instagram

Medalhista de prata no Grand Prix Nacional de Judô disputado em Brasília nessa segunda-feira (23/09/2019), a brasileira Rafaela Silva teve uma péssima notícia apenas dois dias depois. Nesta quarta-feira (25/09/2019), ela perdeu a medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Lima e também corre o risco de ficar sem o bronze conquistado no Mundial de Judô de Tóquio. A punição ocorre após a judoca ser flagrada em um exame antidoping realizado no dia 9 de agosto.

A informação da perda da medalha foi dada pela pela Panam Sports, a entidade que organiza os Jogos Pan-Americanos. O Brasil também perdeu o bronze de Kacio Freitas no ciclismo de pista e passa a contabilizar 54 medalhas de ouro, 45 de prata e 70 de bronze no Pan de Lima.

De acordo com a entidade, as audiências sobre a situação de competidores pegos no exame antidoping em Lima foram agendadas para os dias 3 e 4 de outubro. Os organizadores ainda aguardam os resultados de análises das amostras B solicitadas pelos atletas afetados.

Em Brasília, Rafaela Silva foi bastante tietada por torcedores, tirou fotos e abriu sorrisos, mas o assunto doping se tornou um tabu. A carioca de 27 anos informou que só falará sobre o caso por meio de seus advogados.

Rafaela testou positivo para Fenoterol, substância presente em remédios para asma.

Compartilhar notícia