metropoles.com

Corrida de Reis do DF será em 25 de janeiro e terá 16 mil vagas

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (13/01/2020). Os percursos serão de 6 km e 10 km

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metropoles
Corrida-de-Reis-2020
1 de 1 Corrida-de-Reis-2020 - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

A 50ª edição da Corrida de Reis, agendada para 25 de janeiro, terá inscrições abertas na próxima segunda-feira (13/01/2020). Serão 16 mil vagas, sendo 8 mil para cada prova, de 6 km e 10 km, e 1 mil destinadas a crianças de 4 a 12 anos.

Os atletas que desejam fazer o percurso de 10 km terão o intervalo de 13h às 14h59 do dia 13 de janeiro para fazer a inscrição. Já os que farão o de 6 km poderão garantir a participação das 15h às 17h. A inscrição será feita por CPF e será uma por cadastro pessoal.

Quanto às crianças, o período será maior, de 13h às 17h, para facilitar o processo aos pais. O registro será feito no site da Secretaria de Esporte e Lazer e nele também é possível ter acesso ao regulamento da disputa.

Os percursos terão a largada no Estádio Nacional Mané Garrincha. O de 6 km vai até perto da Rodoviária do Plano Piloto e retorna à arena. Já o de 10 km passa pela Rodoviária e volta da Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios. A prova mirim será disputada no estacionamento do estádio.

Os kits serão entregues entre os dias 23 e 25 e o horário das largadas trás novidade. Desta vez, diferente dos outros anos, a corrida será mais tarde. As crianças largam às 16h e as categorias adultas começas às 19h.

Igualdade e acessibilidade

Para esta edição, a Secretaria de Esporte e Lazer decidiu expandir a modalidade destinada a pessoas com deficiência (PCD). Aqueles que utilizam cadeira de rodas serão divididos entre racing wheelchair (cadeira triciclo especial para corrida) e handcycle (bicicleta adaptada para pedalada com as mãos). Já na categoria denominada “andantes” estarão separados entre os que possuem deficiência visual, intelectual, mobilidade superior reduzida e mobilidade inferior reduzida.

“Fomos abordados na corrida do ano passado por atletas PCDs com questionamentos sobre as divisões dos tipos de cadeira de rodas, das mobilidades… E a gente procurou se adaptar mais, ser mais justo e mais democrático para as diferenças na hora das premiações”, explicou Leandro Cruz, secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

As premiações serão da seguinte maneira:

10 km
Troféu – 5 melhores colocados no geral masculino e feminino e os 3 primeiros entre os PCD (cada categoria)
Medalhões – 3 melhores de cada faixa etária no masculino e feminino, conforme o regulamento

6 km
Medalhões – 5 melhores no geral masculino e feminino e os 3 primeiros PCD (cada categoria)

Mirim
Sorteio de bicicleta por bateria

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?