
Copa do Mundo: Tchéquia já jogou o Mundial com três nomes diferentes
A seleção da Tchéquia já esteve na Copa do Mundo com diferentes nomes, são eles: Tchecoslováquia, República Tcheca e Tchéquia

Tchecoslováquia, República Tcheca e Tchéquia. Ao longo da história, a seleção tcheca disputou a Copa do Mundo sob essas três denominações. Nesta Copa, a Tchéquia divide o grupo com o México, a África do Sul e a Coreia do Sul, no grupo A.
A estreia foi diante da seleção da Coreia do Sul. Os tchecos abriram o placar com Ladislav Krejci, mas os coreanos viraram. Hwang In-beom e Hyeon-gyu Oh marcaram os gols.
Os próximos jogos são diante da África do Sul nesta quinta (18/6), às 13h e contra o México no dia 24, às 22h.
A última participação em Copas havia sido em 2006, ainda como República Tcheca. Naquela geração, eles tinham o paredão Petr Cech debaixo das traves, além de Tomás Rosicky e o ex-bola de ouro Pavel Nedved no meio de campo.
Eles conquistaram a vaga após duas vitórias nos pênaltis nas repescagens europeias. Uma diante da Irlanda e outra diante da Dinamarca. A classificação veio sob o comando de Miroslav Koubek, de 74 anos, que assumiu a equipe apenas na fase de repescagem.
A seleção tem dez participações em copas (1934, 1938, 1954, 1958, 1962, 1970, 1982, 1990, 2006, 2026). As melhores campanhas foram em 1934 e em 1962, ainda como Tchecoslováquia, quando foi vice-campeã nas duas edições. Em 1934, perdeu a final para a Itália; em 1962, foi derrotada pelo Brasil. No total, são 34 jogos, com 12 vitórias, cinco empates e 17 derrotas. São 48 gols marcados e 51 sofridos.
A Tchecoslováquia foi criada em 1918 após o fim do Império Austro-Húngaro depois da Primeira Guerra Mundial. O território reunia os povos tchecos e eslovacos. Em 1993, o país foi dividido em Eslováquia e República Tcheca. Posteriormente, a República Tcheca adotou o nome Tchéquia para facilitar o uso internacional e simplificar o nome do país. O nome República Tcheca ainda é utilizado, mas principalmente em documentos oficiais. Seria semelhante a se referir ao Brasil por seu nome oficial, República Federativa do Brasil, em vez de simplesmente Brasil.
A nota da Embaixada da Tchéquia no Brasil explica a mudança:
“No ano de 2016, a República Tcheca formalizou um pedido junto à ONU para que a forma abreviada do nome do país ‘Tchéquia’ fosse incluída nas bases de dados oficiais da organização.
Isso não significa que o nosso país tenha mudado de nome. O que aconteceu foi somente a inserção das traduções em várias línguas da forma abreviada “Česko” (em tcheco) nas bases de dados da ONU.
O nome ‘Tchéquia’ não substitui a denominação formal do país, ou seja, a ‘República Tcheca’, que continua a ser usada normalmente em ocasiões oficiais. Como resultado, fica totalmente a critério de cada usuário da língua a escolha do nome na hora de falar sobre o nosso país. No entanto, é aconselhável usar a forma abreviada em situações que não requerem o uso do nome na forma oficial, como, por exemplo, em eventos esportivos, marketing, etc”.


