Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Carregando jogos
Esportes

COI libera atletas russos e bielorrussos para as Olimpíadas de Inverno

Três patinadores poderão competir como atletas neutros em 2026, apesar das restrições impostas por federações dos esportes de inverno

27/11/2025 19:07
Compartilhar notícia
Manuel Romano/NurPhoto via Getty Images
COI libera atletas russos e bielorrussos para as Olimpíadas de Inverno

O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou, nesta quinta-feira (27/11), três patinadores, da Rússia e Belarus, a disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 sob bandeira neutra. A liberação ocorre após nova avaliação exigida desde o início da guerra na Ucrânia.

O grupo liberado reúne os russos Petr Gumennik, de 23 anos, e Adeliia Petrosian, de 18, além da bielorrussa Viktoriia Safonova, de 22. Os três já haviam obtido suas vagas nas eliminatórias, realizadas pela União Internacional de Patinação (ISU), em setembro, mas dependiam do aval final do COI.

COI libera atletas russos e bielorrussos para as Olimpíadas de Inverno - destaque galeria
4 imagens
Petr Gumennik épatinador russo
A russa Adeliia é patinadora
Viktoriia Safonova é a única bielorrussa da primeira lista autorizada
Jogos Olímpicos de Inverno 2026 serão realizados de 6 a 22 de fevereiro de 2026
1 de 4

Jogos Olímpicos de Inverno 2026 serão realizados de 6 a 22 de fevereiro de 2026

Manuel Romano/NurPhoto via Getty Images
Petr Gumennik épatinador russo
2 de 4

Petr Gumennik épatinador russo

Joosep Martinson - International Skating Union/International Skating Union via Getty Images
A russa Adeliia é patinadora
3 de 4

A russa Adeliia é patinadora

Tang Xinyu/VCG via Getty Images
Viktoriia Safonova é a única bielorrussa da primeira lista autorizada
4 de 4

Viktoriia Safonova é a única bielorrussa da primeira lista autorizada

Jurij Kodrun - International Skating Union/International Skating Union via Getty Images

Segundo o comitê, essa primeira lista ainda será atualizada pelo painel de revisão, responsável por analisar cada atleta neutro individualmente. Mesmo assim, a expectativa é de uma delegação pequena, já que a proibição da ISU segue em vigor desde 2022.

Nos Jogos de Inverno de Pequim, em 2022, o Comitê Olímpico Russo — já proibido de usar bandeira e hino devido à punições por doping — conquistou 32 medalhas, enquanto Belarus somou duas.

Dois anos depois, em Paris 2024, atletas neutros dos dois países voltaram a competir e conquistaram cinco medalhas.