Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Carregando jogos
Esportes

COI veta Indonésia de sediar as Olímpiadas após veto a Israel; entenda

Ginastas israelenses tiveram os vistos vetados de entrar na Indonésia devido aos conflitos do país com a Palestina

22/10/2025 17:56
Compartilhar notícia
Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
COI veta Indonésia de sediar as Olímpiadas após veto a Israel; entenda

O Comitê Olímpico Internacional (COI) tomou a decisão de encerrar qualquer conversa com a Indonésia sobre uma possível sede de Olimpíada. A entidade justificou a escolha em razão da proibição imposta pelo país asiático no Mundial de Ginástica Artística, que está em andamento. Os atletas de Israel foram vetados de entrarem no país devido aos conflitos em Gaza.

COI veta Indonésia de sediar as Olímpiadas após veto a Israel; entenda - destaque galeria
3 imagens
Flávia Saraiva ficou 4º lugar na final da trave
Caio Souza disputou a final do individual geral
Os ginastas de Israel foram proibidos de entrarem no país que sedia o Mundial
1 de 3

Os ginastas de Israel foram proibidos de entrarem no país que sedia o Mundial

Flávia Saraiva ficou 4º lugar na final da trave
2 de 3

Flávia Saraiva ficou 4º lugar na final da trave

Robertus Pudyanto/Getty Images
Caio Souza disputou a final do individual geral
3 de 3

Caio Souza disputou a final do individual geral

Yong Teck Lim/Getty Images

O COI declarou em nota que preza pelos princípios de “não discriminação, autonomia e neutralidade política que regem o movimento olímpico”.

“Todos os atletas, equipes e dirigentes esportivos elegíveis devem poder participar de competições e eventos esportivos internacionais sem qualquer forma de discriminação por parte do país anfitrião, em conformidade com a Carta Olímpica”, se posicionou a entidade.

O comitê ainda proibiu a possibilidade do país asiático ser sede Jogos Olímpicos da Juventude, eventos olímpicos ou conferências.

A Indonésia é a nação com maior número de muçulmanos, cerca de 242 milhões (87% da população). Por razão da guerra, o ministro de assuntos jurídicos da Indonésia, Yusril Ihza Mahendra, afirmou que “o país não vai ter laços diplomáticos com Israel até que este reconheça a soberania de uma Palestina livre”.

Desta maneira, a Indonésia não liberou que os ginastas israelense tivessem acesso a vistos para entrarem no país. O Mundial começou no último domingo (19/10).