Draft da NBA: veja as equipes melhor ranqueadas no evento desta quinta

Evento possibilita que as franquias da NBA possam recrutar futuras estrelas que vêm se destacando no basquete universitário

atualizado 23/06/2022 1:04

Adam Silver, comissário da NBA, durante o Draft de 2019Sarah Stier/Getty Images

Embora a temporada 2021-22 da NBA já tenha terminado (com o Golden State Warriors faturando o título mais uma vez, o quarto em oito anos), um momento importante para o futuro das 30 franquias que disputam a principal liga do basquete americano acontece nesta quinta-feira (23/6), a partir das 20h: o Draft.

O evento, que acontece desde 1947, permite que as equipes com pior desempenho na temporada (que não estiveram nos playoffs) possam ter as primeiras escolhas. Assim, a NBA cria um mecanismo para que os times mais fracos tenha prioridade na escolha de possíveis talentos, possam se fortalecer e equilibrar o nível de disputa.

Ao todo, são 60 escolhas, divididas em duas rodadas, para que cada equipe escolha dois jogadores, que costumam vir do basquete universitário americano, mas também de outros países, vide o caso de Luka Doncic, que já era atleta multicampeão pelo Real Madrid quando foi draftado.

Jovens como Chet Holmgrem, de Gonzaga, Paolo Banchero, de Duke, e Jabari Smith, de Auburn, são cotados para figurarem entre as primeiras escolhas do draft deste ano.

Primeira escolha

Em sorteio, ficou decidido que o Orlando Magic fará a primeira escolha. Em tese, o jogador que mais se destacou no basquete universitário, a grande promessa, será escolhido pela equipe da Florida. Porém, nem sempre a primeira escolha confirma as expectativas. Em 2013, por exemplo, o Cleveland Cavaliers escolheu Anthony Bennet, atleta que nunca chegou perto de corresponder às expectativas de uma escolha número 1 do draft.

Portanto, boas escolhas podem render frutos mais à frente. Não custa lembrar que o Golden State Warriors tem vários atletas oriundos do draft, incluindo Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Vice-campeão, o Boston Celtics seguiu caminho parecido quando recrutou o trio Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart.

Confira a seguir a ordem das equipes que farão as primeiras escolhas do Draft 2022:

1. Orlando Magic
2. Oklahoma City Thunder
3. Houston Rockets
4. Sacramento Kings
5. Detroit Pistons
6. Indiana Pacers
7. Portland Trail Blazers
8. New Orleans Pelicans (escolha dos Lakers)
9. San Antonio Spurs
10. Washington Wizards
11. New York Knicks
12. Oklahoma City Thunder ( escolha dos Clippers)
13. Charlotte Hornets
14. Cleveland Cavaliers

*Equipes repetidas se deram em razão de trocas, quando uma equipe cede sua escolha para contratar ou trocar algum jogador

Em seguida, as equipes que estiveram na pós-temporada ou que cederam as picks em negociações farão suas escolhas em ordem também definida previamente por sorteio.

15. Charlotte Hornets (escolha dos Pelicans)
16. Atlanta Hawks
17. Houston Rockets (do Nets)
}18. Chicago Bulls
19. Minnesota Timberwolves
20. San Antonio Spurs (escolha dos Raptors)
21. Denver Nuggets
22. Memphis Grizzlies (do Jazz)
23. Philadelphia 76ers
24. Milwaukee Bucks
25. San Antonio Spurs (escolha dos Celtics)
26. Houston Rockets (escolha dos Mavericks)
27. Miami Heat
28. Golden State Warriors
29. Memphis Grizzlies
30. Denver Nuggets (escolha do Thunder)

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias