Com olho no playoff, Brasília entrará em semana decisiva no NBB
Nesta segunda-feira, time da capital federal recebe o São José em partida fundamental para manter vivo o sonho dos playoffs
atualizado
Compartilhar notícia

Com a eletrizante, e até certo ponto improvável, vitória sobre o Bauru Basket, o Brasília voltou a sonhar com os playoffs. Improvável porque o time vive uma impressionante maré de azar e perdeu nada menos que os quatro alas do elenco por lesão. Nesta segunda-feira (09/03), o time terá mais um duelo decisivo visando um lugar no mata-mata do NBB. A equipe recebe o São José (SP) no Ginásio da Asceb e um novo triunfo deixará o time mais perto dos adversários diretos na briga pelo G12.
A situação do time da capital federal, entretanto, não é das mais simples. O clube ocupa a 13ª colocação, com oito vitórias em 24 partidas. Neste momento, os rivais por um lugar no grupo que avançam à segunda fase do NBB são Corinthians, Bauru e Paulistano, todos eles com 11 vitórias cada um.
Dessa forma, o único representante do DF na competição não depende mais apenas de si para conquistar um posto no G12. Pesa ao favor dos brasilienses, porém, o fato de quatro dos seis jogos restantes serem realizados nos domínios do Brasília. Além disso, os brasilienses enfrentarão ainda o Corinthians, outro rival direto, batido pelo time da capital no primeiro turno e com encontro a ser realizado no returno.
O time do Parque São Jorge, aliás, é talvez o principal rival do Brasília neste momento. O alvinegro paulista tem pela frente uma dura sequência de jogos que, além do confronto direto com os brasilienses, terá ainda jogos contra Flamengo e Minas, dois postulantes ao título do NBB. As partidas contra Paulistano, Mogi das Cruzes e Botafogo também podem render tropeços aos comandados de Bruno Savignani.
Por outro lado, o departamento médico pode ser um problema. Para o jogo desta segunda-feira, por exemplo, o ala Arthur, um dos maiores pontuadores do time na temporada, é dúvida. Ele sofreu um estiramento na panturrilha e sequer viajou para o interior de São Paulo.
Os comandados de Ricardo Oliveira enfrentam, ainda, Basquete Cearense, Unifacisa, Pinheiros e Minas Tênis Clube.
“Temos uma sequência de três jogos e acho que, apesar de nossos problemas, a gente tem condições de vencer. Estamos mais conscientes, mais coesos. Então a possibilidade de vitória fica bem mais viva. A gente vencendo mais jogos, aumenta a possibilidade de playoffs. Além de vencer, a gente precisa torcer por tropeços. Temos que fazer nossa parte”, sentencia o armador Nezinho.
“Por nós e pela torcida”
Após a vitória sobre o Bauru, o pivô Bruno Fiorotto, um dos destaques no triunfo, soltou o verbo. Fora de quadra, o Brasília vive rusgas com um dos patrocinadores e a situação extra-quadra tem respingado nos resultados. O camisa 21, entretanto, reconhece que a tradição da cidade faz com que os jogadores fiquem ainda mais motivados.
“Estamos jogando pela cidade, pela nossa torcida, pela tradição que Brasília tem no basquete e por nós. Sou profissional há 20 anos e nunca vivi nada semelhante ao que estamos vivendo nessa temporada”, disparou, em entrevista à plataforma de streaming Twitch, onde a partida foi transmitida.
Nas redes sociais, a vitória sobre o Bauru reacendeu a chama. A Torcida Uni, organizada do Brasília, promete uma grande festa nas arquibancadas da Asceb na partida contra o São José. As equipes se enfrentaram em um duelo de tirar o fôlego no primeiro turno. Os brasilienses conseguiram sair de quadra com a vitória por 94 x 92.
