metropoles.com

Badminton se destaca e Brasil garante mais 5 medalhas no Pan de Lima

Assim, o Brasil já assegura seu melhor resultado da modalidade em uma edição dos Jogos Pan-Americanos

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Loureiro/COB
badminton jogos pan-americanos
1 de 1 badminton jogos pan-americanos - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Em um dia de poucas medalhas para o Brasil em Lima, com ouro e prata na ginástica artística, a delegação nacional garantiu ao menos mais cinco medalhas nesta quarta-feira (31/07/2019), todas no badminton. Os pódios, que levarão o Brasil ao número de 45 medalhas, serão nas duplas femininas (duas), na dupla masculina, na dupla mista e no simples masculino.

Assim, o Brasil já assegura seu melhor resultado da modalidade em uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Até então, a maior marca do badminton no evento era a registrada em Toronto-2015, com duas pratas e um bronze.

Um dos destaques do time é Ygor Coelho, estreante em um Pan-Americano. Ele já garantiu ao menos o bronze em simples. Nas duplas, os irmãos piauienses Fabrício e Francielton Farias também asseguraram o pódio. Além disso, Fabrício garantiu a medalha nas duplas mistas, ao lado de Jaqueline Lima.

As representantes brasileiras nos pódios das duplas femininas serão Jaqueline e Sâmia Lima, e Fabiana Silva e Tamires dos Santos. Todos os brasileiros, em simples e duplas, avançaram às semifinais. E, como a modalidade não prevê disputa do terceiro lugar, todos vão ganhar medalhas na capital peruana.

Estes jogos serão todos nesta quinta-feira, quando o quadro de medalhas do Brasil deve voltar a se movimentar com mais frequência. Nesta quarta, subiram ao pódio apenas Francisco Barretto e Arthur Nory, ouro e prata na barra fixa, na ginástica artística.

Esta quarta também contou com a estreia da seleção brasileira masculina de vôlei, com sua equipe B. Sem seus principais jogadores, poupados para a disputa do Pré-Olímpico, marcado para agosto, o time nacional venceu o México por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 25/19, 22/25 e 25/22, sob o comando de Marcelo Fronchowiak, auxiliar técnico de Renan Dal Zotto.

No handebol, após o ouro das mulheres, os homens estrearam com vitória nesta quarta. Eles derrotaram os mexicanos, atuais campeões pan-americanos, por 33 a 23. A próxima partida será contra o anfitrião Peru nesta quinta, às 20hs (de Brasília). O futuro campeão pan-americano garantirá vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

No nado sincronizado, o duelo brasileiro formado por Luisa Borges e Micucci passou perto do pódio ao terminar em quarto lugar, com 161,293 pontos. Ficou atrás do Canadá, campeão pan-americano com 179,673; do México, prata, com 175,124; e dos Estados Unidos, bronze, com 170,811.

Quadro de medalhas
O Brasil terminou esta quarta-feira na terceira colocação geral do quadro de medalhas, com 40, sendo 12 ouros, 10 pratas e 18 bronzes. A liderança segue com os Estados Unidos, donos de 78 medalhas (33, 24 e 21). O México ocupa o segundo posto, com 49 pódios (14, 10 e 25).

Com estes resultados, o Brasil já garantiu em Lima 18 vagas em Tóquio-2020. Foram 14 no handebol feminino, três no hipismo, no adestramento, e a vaga de Iêda Guimarães no pentatlo feminino.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?