Conheça Max Verstappen, campeão da Fórmula 1 aos 24 anos

Durante toda a temporada, o holandês travou uma batalha inesquecível contra Lewis Hamilton e saiu por cima

atualizado 12/12/2021 12:21

Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A Fórmula 1 adicionou mais um nome à galeria de seus campeões. Aos 24 anos, Max Verstappen vence a principal categoria do automobilismo após travar uma disputa emocionante – e por vezes, controversa –, contra Lewis Hamilton.

O primeiro campeão holandês da Fórmula 1 realiza um legado de nascimento, já que o automobilismo sempre esteve em seu sangue. Max é filho de Jos Verstappen, piloto da Fórmula 1 durante oito temporadas, e de Sophie-Marie Kupen, que correu de kart; sobrinho de Anthony Kupen, piloto de FIA GT e das 24 horas de Le Mans; e neto de Anthony Kupen, que participou de provas de endurance.

Dessa forma, não havia muito como Max escapar. Aos 4 anos, disputou sua primeira corrida no kart, modelo no qual se desenvolveu até 2013, pouco antes de completar 16 anos, e fazer a troca para os monopostos. Tornou-se então, piloto da Manor Motorsport e, depois da Motopark Academy.

Em 2014, participou da Florida Winter Series e, logo depois, assinou com a Van Amersfoot Racing para disputar a Fórmula 3.

Fórmula 1

Max chegou à principal categoria do automobilismo aos 16 anos, em agosto de 2014. Ele foi contratado pela Scuderia Toro Rosso para substituir Jean-Éric Vergne na temporada seguinte.

Apesar de a contratação ter sido criticada por Jacques Villeneuve, ex-campeão mundial, Verstappen não demorou para mostrar a que veio. Ele conseguiu um 7º lugar logo em sua segunda corrida, na Malásia, tornando-se o mais jovem piloto a pontuar na Fórmula 1, aos 17 anos e 180 dias de idade.

Red Bull

Em 2016, trocou a Toro Rosso pela Red Bull e, novamente, o talento do holandês não demorou para ser exibido em grande estilo. No Grande Prêmio da Espanha, após ter largado em quarto, Verstappen segurou a pressão de Kimi Raikkonen, um campeão mundial, da Ferrari, e venceu sua primeira corrida.

A primeira vitória na carreira tornou Max o mais jovem piloto a liderar uma prova, subir ao pódio e vencer uma corrida, além de ser o primeiro holandês a vencer uma corrida na Fórmula 1.

Aquela seria apenas a primeira de 19 vitórias na Fórmula 1. Ano após ano, enquanto Lewis Hamilton dominava a categoria, Red Bull e o jovem piloto trabalharam e se desenvolveram juntos, até chegar o momento de desafiar o heptacampeão, em uma das temporadas mais emocionantes da história, e que terminou, com triunfo de Verstappen.

Polêmicas

Tanto quanto é talentoso, Max Verstappen também é polêmico. Além de já ter quase saído no braço com o colega Esteban Ocon, em 2018, no Brasil, após um desentendimento nas pistas, o holandês também tem uma língua afiada. Neste ano, durante uma entrevista, o piloto da Red Bull afirmou que sua namorada, Kelly Piquet (filha de Nelson Piquet) havia sido a melhor “compra” já feita por ele, causando constrangimento nas mulheres que o entrevistavam e acusações de machista nas redes.

Além disso, o duelo contra Hamilton em 2021 também rendeu a Verstappen acusações de ter passado dos limites éticos do esporte. Durante o GP de Monza, na qual a Red Bull de Max foi parar em cima da Mercedes de Hamilton, o holandês passou pelo carro de Lewis sem se certificar de que ele estava bem, motivando acusações de insensibilidade.

Max respondeu afirmando que viu Lewis ainda tentando acelerar o carro. “Quando você não está bem, você não faz isso”.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias