metropoles.com

Com campeonato já definido, F1 tenta trazer emoção para os EUA

Categoria retorna a um dos mercados em que mais cresce, graças ao sucesso da série Drive to Survive

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/Getty Images
Daniel Ricciardo F1
1 de 1 Daniel Ricciardo F1 - Foto: Getty Images/Getty Images

A Fórmula 1 encontrou a tempestade perfeita no ano passado, com um campeonato disputado do início ao fim e o sucesso da série Drive to Survive, da Netflix. Como resultado, viu o interesse e a audiência das suas corridas crescer, nos EUA, culminando no maior público já visto em uma corrida da Fórmula 1 à época, que aconteceu justamente em Austin, no Texas, em 2021 (mais de 400 mil pessoas, recorde batido pelo GP da Austrália deste ano). Para a edição da corrida desta temporada, a situação é um pouco diferente.

Austin será a primeira corrida após Max Verstappen ter confirmado o seu bicampeonato no Japão, concluindo uma temporada em que a competitividade passou longe. Além disso, a audiência de Drive to Survive não foi a mesma das primeiras temporadas.

O GP dos EUA, em Austin, Texas, acontece neste domingo (23/10), a partir das 15h30, com transmissão da Band.

O campeonato

Max Verstappen se sagrou bicampeão da Fórmula 1 com quatro corridas remanescentes no calendário. Um desempenho impressionante, de 11 vitórias em 18 corridas até o momento. O domínio de Verstappen e da Red Bull ficou ainda mais destacado em comparação com o desempenho dos rivais. A Ferrari foi vítima dos próprios erros, enquanto a Mercedes, após anos de domínio, nunca conseguiu acertar o seu carro a partir das novas regras vigentes.

O treino classificatório

Carlos Sainz garantiu a pole position, com o tempo de 1min34s356, e foi acompanhado de Charles Leclerc, seu companheiro de equipe, na primeira fila pela tabela de tempos. No entanto, o monegasco perdeu dez posições no grid por trocar componentes de seu carro (motor e turbocompressor), e sai em 12º.

Com isso, Max Verstappen, da Red Bull, atual campeão mundial, ficou com a 2ª posição, enquanto o outro piloto da equipe austríaca, Sergio Pérez, marcou o 4º melhor tempo, mas também recebeu penalidade, de cinco colocações, por substituição de partes do veículo, e caiu para 9º. Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, subiram para 3º e 4º com as modificações na classificação e dividem a segunda fila.

Detalhes do circuito

Distância: 5.513m
Recorde em corrida: 1min36s169 (Charles Leclerc, Ferrari, 2019)
Número de voltas: 56
DRS – 2 zonas
Detecção antes da curva 11/ Ativação na reta oposta
Detecção antes da curva 19/ Ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

Resultado em 2021
Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min32s910

Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1h34min35
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +1s333
3º Sergio Perez (MEX/Red Bull) +42s223

Curiosidades do circuito

Uma das medidas claras do crescimento de popularidade da Fórmula 1 nos Estados Unidos é o número de GPs realizados no país: além de Austin e Miami, Las Vegas será o local de uma corrida a partir da temporada 2023.

Apesar de o campeonato de 2022 já estar decidido, o Grande Prêmio dos EUA já foi o local de diversas decisões de título: Jack Brabham, em 1959; Jochen Rindt, em 1970; Emerson Fittipaldi, em 1974; Niki Lauda, em 2015; e Lewis Hamilton, em 2015 e 2019.

Hamilton, aliás, é o maior vencedor em solo americano, com seis conquistas de lugar mais alto do pódio. Apesar disso, ele não vence desde 2017. Kimi Raikkonen foi o vencedor em 2018, Valtteri Bottas, em 2019, e Max Verstappen, 2021.

GP dos EUA em 2021

O GP dos EUA do ano passado foi bastante simbólico do que foi a temporada 2021 da Fórmula 1. Lewis Hamilton e Max Verstappen batalharam do início ao fim, se alternando na liderança. A Red Bull, no entanto, foi melhor na sua estratégia, mandando seus dois pilotos para os boxes na frente e garantindo vantagem no undercut.

Bottas fez falta no jogo de equipe. O finlandês recebeu uma punição de cinco posições por trocar um dos componentes do motor. Dessa forma, Verstappen garantiu a vitória, com Perez em terceiro lugar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?