Após 13 anos, Lewis Hamilton fala sobre episódio de “Black Face” na F1

"Ainda me lembro da dor que senti naquele dia" contou o piloto ao lembrar do Grande Prêmio da Espanha em 2008

atualizado 27/10/2021 18:43

Lewis Hamilton, após corridaGetty Images

Lewis Hamilton já é um dos maiores pilotos da historia do automobilismo, com vários recordes quebrados desde que começou na Fórmula 1. Mas nem todas as conquistas o fizeram esquecer um episódio de racismo que vivenciou faz 13 anos.

Em entrevista à WSJ Magazine, o piloto falou sobre a dor que sentiu ainda em 2008, em uma corrida na Espanha, quando alguns fãs recorreram ao Blackface (prática de pintar o rosto de preto) com camisetas com a seguinte mensagem: “Família do Hamilton”.

À época com apenas 23 anos, Lewis Hamilton revelou que não desabafou com ninguém, apesar da dor que sentira naquele momento. “Lembro-me da dor que senti naquele dia, mas não disse nada a respeito; eu não tinha ninguém”, disse o atual campeão mundial da F1.

Preocupado com a falta de diversidade na Fórmula 1, o piloto procurou entender melhor sobre o assunto junto com sua equipe, mas percebeu que a falta de representatividade não é exclusividade do automobilismo. “Por estar no automobilismo, muitas vezes olhava ao meu redor e me perguntava por que era uma das poucas pessoas de cor, e não se trata apenas de pilotos, mas de oportunidades de trabalho para mecânicos, engenheiros, marketing e contabilidade”

Hamilton destaca que o problema vem desde o processo educacional: “Descobrimos que ainda há problemas sistêmicos enfrentados pelos jovens negros em todos os níveis do sistema de ensino que precisam ser resolvidos”.

Ao fazer referência ao fato de que é o primeiro piloto de cor a fazer sucesso na principal categoria do automobilismo, Lewis reconhece que houve algum progresso em termos de representatividade desde que começou sua carreira, mas pretende fazer mais. “Desenvolvemos 10 recomendações finais para abordar a questão da diversidade no automobilismo no Reino Unido”. “Com este relatório, espero que possamos fazer um progresso significativo e duradouro”, explicou.

Mais lidas
Vídeos
Comprar ingresso para o jogo (Cruzeiro contra Chapecoense)
Últimas notícias