metropoles.com

Arena BSB consulta duas empresas para implodir ginásio Cláudio Coutinho

A intenção da concessionária é adotar procedimento semelhante ao que levou abaixo a arquibancada antiga do Estádio Mané Garrincha

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Complexo Esportivo: Arena BSB, Mané Garrincha, Nilson Nelson e Cláudio Coutinho
1 de 1 Complexo Esportivo: Arena BSB, Mané Garrincha, Nilson Nelson e Cláudio Coutinho - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Fechado há mais de uma década e baqueado por problemas estruturais, o ginásio Cláudio Coutinho não será reaberto e tem como futuro próximo a implosão. Após a aprovação do Iphan ao projeto de criação de um boulevard voltado ao entretenimento e lazer, a Arena BSB iniciou consultas para saber os custos e condições para a derrubada do espaço construído na década de 1980.

Assim como ocorreu com a arquibancada coberta antiga do Estádio Mané Garrincha, em maio de 2011, a tendência é que o ginásio Cláudio Coutinho seja levado ao chão com dinamites e tratores. “Já cotamos duas empresas de implosão, mas ainda não tomamos a decisão de qual será o caminho”, adiantou o presidente da Arena BSB, Richard Dubois. A derrubada está prevista no cronograma, apesar de não ser um dos primeiros atos da obra.

O responsável pela manutenção e gestão do complexo ressaltou que o parecer do Iphan foi um marco “importantíssimo”, mas o início das intervenções ainda depende de outras licenças. “Se tudo correr bem, talvez iniciemos ainda este ano”, aposta Dubois.

O ginásio histórico no centro de Brasília ficou obsoleto ao longo do tempo e, nos últimos anos, serviu de abrigo para moradores de rua, conforme relata o presidente da Arena BSB. “Está interditado há mais de 10 anos, lacrado desde que assumimos, mas realmente é um lugar perigoso, com risco de desabamento.”

Vale ressaltar que, de acordo com a concessionária, o projeto de demolição não envolve o Complexo Aquático, mas apenas o ginásio Cláudio Coutinho.

Nilson Nelson

Com a desativação do Cláudio Coutinho, Brasília segue com o ginásio Nilson Nelson como opção para os grandes eventos em quadra. De acordo com a Arena BSB, a agenda para o espaço está garantida em 2021, com mais de 40 eventos fechados.

O principal ginásio da cidade, porém, também deve ser desativado no futuro. O projeto original da Arena BSB prevê a construção de um novo espaço esportivo no local, mais moderno e capacitado para receber os mais variados tipos de eventos. “Vamos ter um ginásio à altura da capital. Já temos hoje o projeto 95% pronto para o Nilson Nelson, mas iremos falar disso mais para frente”, afirma Dubois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?