metropoles.com

Vídeo: guardas agridem idoso com cadela no colo e causam revolta na web

Caso aconteceu em São Paulo. Jadir teria tentando entrar em um mercado municipal com sua cadela, quando foi impedido pelos agentes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Instagram
Guardas agridem idoso com cadela no colo
1 de 1 Guardas agridem idoso com cadela no colo - Foto: Reprodução/ Instagram

Um vídeo onde um idoso é agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) enquanto segura uma cadela no colo circula nas redes sociais e causa revolta nos internautas. O caso aconteceu nessa segunda-feira (10/8), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Segundo o jornal Estado de Minas, o idoso se chama Jadir e teria tentado entrar no Mercadão de São José dos Campos com sua cadela, Isabella, no colo, o que seria proibido. Os guardas impediram o homem de entrar, mas agiram de forma agressiva. No vídeo, é possível ver que a cadela de Jadir acaba caindo no chão.

Nas imagens, pessoas que assistiam à cena de violência gritam e pedem que os guardas não machuquem o idoso, enquanto uma senhora tenta intervir. O vídeo termina com os agentes levando o idoso embora, sem a companhia de sua cadela.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Acredito que todos vocês que moram aqui em São José dos Campos-SP conheçam o senhor Jadir e sua cachorrinha Isabella, inclusive a poucos meses fora feita uma campanha para tirá-los da rua e deu certo, porém hoje por volta das 10hs da manhã ele passou por tal situação no centro da cidade, as pessoas que filmaram, que trabalham próximo ao local me disseram que ele não fez absolutamente nada para passar por tamanho constrangimento, até então o motivo foi ele estar pedindo dinheiro, aparentemente o levaram sem a Isabella (sua cachorrinha) e ainda não sei onde e com quem ela está, pois nota-se no vídeo que ao tentarem tirá-la dele a força ela acaba caindo no chão e sai correndo com medo! O real motivo só saberemos com mais informações trazidas por ambas partes e mais filmagens, seja de câmeras das lojas do calçadão ou do COI. Tenho uma admiração por toda e qualquer instituição pública que sirva para defender os cidadãos de bem, mas não posso admitir nem aceitar tamanha troglodilagem com um idoso e uma cachorrinha idosa, nota-se também que o calçadão inteiro estava ao lado do senhor Jadir, que as pessoas pediam para filmarem aquilo, pediam para os agentes o soltarem, mas sem sucesso! Queremos uma explicação plausível para tal ato senhor Felicio Ramuth SENHOR JADIR E ISABELLA, VOCES NÃO ESTÃO SOZINHOS. ELE ESTÁ SOZINHO NA DELEGACIA, SEM ADVOGADO, E NINGUÉM SABE ONDE ESTÁ A CACHORRINHA!! MAS ESTAMOS INDO PRA LÁ!!!!!!

Uma publicação compartilhada por Esdras Andrade Araujo (@esdrasandradeoficial) em

O vídeo foi postado por Esdras Andrade, ativista da causa animal, e causou comoção nas redes sociais. Andrade ofereceu assistência jurídica para Jadir, que foi levado para a delegacia e liberado logo em seguida. Por sorte, ele conseguiu encontrar Isabella.

Pedido de desculpas

Após a repercurssão do vídeo, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, pediu desculpas pelo ocorrido e, principalmente, pela forma como os agentes agiram.

“Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”, escreveu Ramuth em suas redes sociais.

Segundo o prefeito, os policiais afirmam que Jadir insistiu em entrar com Isabella no mercado e, após um dos agentes impedir, o idoso teria jogado café em um dos guardas.

“Na minha opinião, é um excesso na abordagem de um senhor idoso e com uma cachorrinha. Por tanto, em nome da cidade, eu quero pedir desculpas ao seu Jadir”, finalizou o político.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Transparência e respeito sempre será minha linha mestra nesta gestão. Hoje fiquei indignado e triste com as imagens que recebi de uma abordagem da nossa GCM que faço questão de compartilhar aqui, os erros também devem ser expostos afinal minha missão é servir o cidadão de São José.

Uma publicação compartilhada por Felicio Ramuth (@felicioramuth) em

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?