Veja onde assistir os campeonatos de futebol no streaming e TV em 2022

Com diversas plataformas disponíveis, o esporte mais popular do Brasil terá vez na HBO Max, YouTube, Amazon Prime Video, além das emissoras

atualizado 26/12/2021 17:09

Mbappé com a taça da Copa do MundoMichael Regan - FIFA/FIFA via Getty Image

Com a queda da Globo como grande responsável pelo transmissão de futebol no país, tanto nacional quanto internacional, o esporte passou a ter novas opções para os telespectadores acompanharem as partidas. Como já havia acontecido com alguns torneios, entre eles a Libertadores, a Champions League e Campeonato Carioca, em 2022 novos serviços vão ficar responsáveis por levar a paixão nacional aos torcedores.

Mas não foi só a dificuldade da emissora dos Marinho que fez com que o esporte mais popular do Brasil tomasse outros rumos. Em 2021, diversas plataformas de streaming cresceram e garantiram um lugar cativo no coração do brasileiro. Com isso, esses novos serviços “peitaram” as transmissões e vão passar, ainda mais, a ser a casa do futebol no país verde e amarelo.

0

Campeonatos estaduais

A Globo já tinha perdido o Cariocão em 2021. Para 2022, o Campeonato Paulista também não estará mais a serviço da gigante do Plim-Plim. Além da própria Record TV, que tem os direitos do torneio do Rio de Janeiro, YouTube, HBO Max, TNT Sports e Paulistão Play mostrarão os embates em São Paulo. São diversas opções para os adeptos.

Alguns outros estaduais também não terão a gigante brasileira. A emissora dos Marinho abriu mão do Campeonato Mineiro, mas vai continuar transmitindo o Gauchão e o Pernambucano, pelo menos em 2022.

Copa do Brasil

Um dos campeonatos que mais rende em premiação para os clubes também terá outro intermediário. A Amazon Prime Video fez um acordo com a Globo e poderá transmitir 36 partidas, sendo 30 exclusivas, entre a primeira fase e as quartas de final. Clientes do serviço não precisarão desembolsar nenhum centavo a mais para acompanhar todas as emoções da competição.

O serviço de streaming também irá transmitir os seis últimos embates, sendo os quatro das semifinais e os dois da final. Entretanto, estes serão veiculados juntamente com a emissora global.

Campeonato Brasileiro

O Brasileirão de 2022 não terá mais transmissão da Turner, que rescindiu com todas as equipes. Dessa maneira, os canais Globo deverão ter exclusividade, já que apenas sete clubes não tinham assinado com a emissora em 2021 para a veiculação dos jogos na TV fechada (Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Juventude, Palmeiras e Santos) e somente um desses (Athletico-PR) não permitia a utilização do pay-per-view da Globo (Premiere) em suas partidas.

Entretanto, tudo mudou com a retirada da Turner. Destes, apenas Athletico-PR, Palmeiras e Bahia, recém-rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro, ainda não assinaram o contrato, mas já receberam propostas.

Com relação ao clube paranaense, ainda não foi informado a situação da agremiação quanto ao pay-per-view da emissora dos Marinho.

Em relação à segunda divisão do Brasil, a Globo e seus canais também terão exclusividade. O próprio sinal aberto, assim como o Premiere e o SporTV, ficarão por conta dos jogos.

Libertadores da América e Sul-Americana

O SBT, na TV Aberta, e a Fox Sports, na TV a cabo, que pertence ao grupo Disney, além da Conmebol TV, serviço de pay-per-view da própria Confederação Sul-Americana de futebol, são os detentores dos direitos das competições. A Globo rescindiu o seu contrato com a competição em 2020 e também não contou com a competição em seu catálogo neste ano. Para 2022, essa situação não terá qualquer alteração.

Entretanto, poderemos ver algumas mudanças ainda no próximo semestre. Isso porque o contrato da emissora de Silvio Santos acabará em 2022 e a Conmebol deve escolher os vencedores da licitação para o triênio 2023-2026 ainda em abril.

Como resolveu o seu imbróglio por ter rescindido o contrato com a Confederação, a Globo poderá concorrer novamente para voltar a ter os direitos da Libertadores.

Champions League

Assim como aconteceu em 2021, a maior competição de clubes do mundo também não terá vez nos canais Globo. A HBO Max, assim como o TNT Sports, por meio da TNT e do Space, serão responsáveis por disseminar o torneio pelo Brasil. O primeiro se encarrega do sinal em suas plataformas, enquanto o segundo fica a cargo da TV fechada.

A TV aberta também não terá alterações. O SBT assinou com a UEFA, organizadora da competição, até 2024. A emissora de Silvio Santos tem o direito de quinze jogos, sendo um por rodada, incluindo a final.

Mundial de Clubes

Em 2022, é bem possível que tenhamos duas edições da competição. Isso porque os torneios anteriores ficaram para o ano seguinte, por conta da Covid-19. Por conta disso, o campeão mundial de 2020 só foi conhecido em 2021 e assim vai acontecer com o detentor do título de 2021.

Para a versão com Palmeiras e Chelsea, atuais campeões da Libertadores da América e da Champions Leagues, respectivamente, a Band será a responsável, com exclusividade, pelas imagens. A emissora, inclusive, já definiu Ulisses Costa como narrador e Edmundo e Velloso, ex-jogadores do Alviverde, como comentaristas.

Copa do Mundo

Apesar de ações na justiça, a Globo continuou com os direitos para transmitir o maior campeonato do mundo, que acontece entre os dias 21 de novembro até 18 de dezembro de 2022.

Na última Copa, disputada na Rússia em 2018, a emissora dividiu os direitos de transmissão com a Fox e delegou algumas partidas para o SporTV.

Para a edição do Catar, não devemos ter maiores alterações, com os canais da emissora dos Marinho à frente, juntamente com algum outro canal parceiro. Entretanto, o contrato de exclusividade da Fifa com a Globo termina logo após a competição mundial.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Mais lidas
Últimas notícias