metropoles.com

Unesco vai trabalhar com governo para recuperar patrimônio danificado

A Unesco se ofereceu para acompanhar e ajudar no trabalho de restauração das obras e patrimônio danificados durante invasão dos Três Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução
montagem com foto do quadro as mulatas rasgado e relógio quebrado - metrópoles
1 de 1 montagem com foto do quadro as mulatas rasgado e relógio quebrado - metrópoles - Foto: Foto: Reprodução

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) vai trabalhar em conjunto com o governo brasileiro para ajudar na recuperação das obras de arte e do patrimônio histórico-cultural danificados pelos terroristas durante a invasão dos Três Poderes no último domingo (8/1). De acordo com a diretora e representante da instituição no Brasil, Marlova Noleto, uma comissão será formada junto ao Ministério da Cultura para acompanhar o trabalho de restauração em Brasília, que é considerada patrimônio da humanidade pelo órgão.

“A Unesco vai trabalhar aliada ao governo federal, Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para recuperar e restaurar o patrimônio danificado. Desde a primeira hora, nós nos colocamos à disposição dos Três Poderes para poder apoiar os esforços de recuperação com especialistas da Unesco, que tem uma larga expertise na recuperação de patrimônio danificado”, afirmou a diretora. 

0

Ao Metrópoles, ela revelou que se reuniu com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, nessa segunda-feira (9/1), para tratar do assunto. Na conversa, elas definiram que será criada uma comissão conjunta para monitorar os trabalhos feitos nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Patrimônio da Unesco

Marlova também relatou o choque com os atos do fim de semana e reforçou que eles “representam não só um ataque à democracia, mas, também, a maneira deliberada e intencional de depredar o patrimônio público cultural”. A diretora lembrou ainda que por Brasília estar inscrita na lista da Unesco como patrimônio da humanidade, a preservação da cidade é uma responsabilidade de todos. 

“Esses ataques impactam, e muito, a imagem e o sítio do patrimônio da Praça dos Três Poderes. Não é substituir um vidro, uma viga, e nós vamos ter a situação resolvida. Nós temos que ver de que maneira ele foi projetado, calculado, pensado. São obras do Niemeyer de inestimável valor histórico e arquitetônico para a capital federal, o país e toda a humanidade”, explicou a diretora. 

Embora existam estimativas sobre os prejuízos provocados no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, ainda não existe uma conta final de quanto os cofres públicos vão desembolsar nas reformas e restaurações.

Mas Marlova lembra que nem tudo pode ser precificado de forma simples. “Gostaria de lembrar que, independente do valor de cada bem, eles têm valor histórico-artístico e cultural inestimável. Não só cada obra de arte em si, mas também os conjuntos arquitetônicos”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?