A TV Globo demitiu, nesta sexta-feira (11/3), Vinicius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos do Imperador. O profissional foi denunciado por três atrizes de rascimo ao separar os artistas negros dos brancos nas gravações. A informação foi confirmada por Dani Tangerino, advogado de Coimbra, à Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo.
O comandante do folhetim foi desligado, segundo o profissional, sob o argumento de assédio moral. Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, que foram diretamente atingidas, denunciaram o caso à emissora. Mariana Ximenes também alertou sobre o comportamento de Coimbra.

Zayla (Heslaine Vieira) Globo/Reprodução

Estreia de Nos Tempos do Imperador também foi adiadaGlobo/Divulgação

Jorge / Samuel ( Michel Gomes ) Globo/Paulo Belote

Dom Pedro II ( Selton Mello ) no exílio em Paris.Globo/Paulo Belote

Luísa, a Condessa de Barral ( Mariana Ximenes ) Globo/Paulo Belote

Tonico ( Alexandre Nero ) e Nélio ( João Pedro Zappa )Globo/Paulo Belote

Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do ImperadorCamilla Maia/Rede Globo/Divulgação

Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella) João Miguel Júnior/Rede Globo/Divulgação

Tonico Rocha (Alexandre Nero)Divulgação/ João Miguel Junior

Jorge / Samuel (Michel Gomes)Divulgação/ João Miguel Junior
Segundo Mônica, o diretor já foi informado da decisão da empresa. A TV Globo também enviou uma nota ao Metrópoles, onde se pronuncia sobre o caso.
“Como homem branco, porém, reconheço minha responsabilidade por atitudes que reproduzem privilégios. Eu sinceramente não gostaria que isso tivesse acontecido e estou empenhado para que não se repita. Desculpei-me à época e me desculpo novamente. Reafirmo meu profundo respeito pelo elenco da novela. Quero poder contribuir para juntos repararmos esta situação e construirmos um futuro melhor”, completou Coimbra.
A Globo também se pronunciou sobre o assunto e enviou uma nota ao Metrópoles. Confira, na íntegra, a resposta da emissora.
“Sobre a sua consulta e em relação a notícias recentes a respeito de denúncias envolvendo a novela Nos Tempos do Imperador, a Globo reitera que não expõe apurações de relatos recebidos por suas ouvidoria, em razão do sigilo garantido a todos os colaboradores em seu código de ética e que, por isso, não vai se manifestar sobre o assunto.
Preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo. A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas.
Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito. Em relação à novela ‘Nos Tempos do Imperador’, a empresa acredita que poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial, nas diversas dimensões que a produção exigia. Nesse sentido, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoar nossos processos internos para tratar adequadamente esta e outras temáticas sensíveis, garantindo que sua abordagem contribua para o avanço no caminho da diversidade, preservando a sensibilidade do público e de nossos colaboradores.
Este processo contínuo em busca de oportunidades de melhoria é possível em virtude da crença da Globo no permanente diálogo e na criação de mecanismos para intensificá-lo, especialmente com seus colaboradores, que desde o ano passado estão engajados em treinamentos específicos sobre Diversidade e Inclusão e em grupos de afinidades de mulheres, negros e negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência para a promoção de ambientes cada vez mais inclusivos e representativos. Através de iniciativas como essas, conduzidas pela área de Diversidade e Inclusão, criada em 2020, e que fazem parte da ampla política de diversidade da empresa, a Globo avança e aperfeiçoa seus processos internos, atenta sempre para as legítimas demandas que se apresentam, sem perder o foco nos princípios que constituem a sua essência.”
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos