Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Televisão

Trama de Magno é exemplo do grande sucesso de Amor de Mãe

A novela, em sua primeira semana, impressionou pela qualidade e conseguiu bons números de audiência

03/12/2019 05:30
Globo/Divulgação
Trama de Magno é exemplo do grande sucesso de Amor de Mãe

Terminada a primeira semana de Amor de Mãe, a impressão a respeito da primeira novela escrita por Manuela Dias é ótima. Três detalhes em especial chamam atenção na nova produção das 21h da Rede Globo. O primeiro é o cenário impactante, que, por ser fixo na imensidão do complexo MG4 dos estúdios da emissora carioca , permite movimentações naturais de figurantes e veículos – incluindo ônibus e caminhões –, e profundidade nas imagens, transmitindo um realismo inédito em folhetins.

O segundo, as tomadas longas, sem cortes rápidos de cena, um recurso típico do cinema e que exige interpretações mais lentas e completas dos atores. Uma aposta arriscada, mas um deleite para quem admira a arte da atuação, com direção de José Luiz Villamarim.

Contudo, é o terceiro ponto que faz com que Manuela Dias mereça aplausos de pé. As tramas vão envolvendo os personagens de forma absolutamente natural em situações complexas. Especialmente Magno (Juliano Cazarré), o herói que salva uma mulher de um estupro e é arrastado para o caos. É justamente sobre isso que vamos tratar, pois atesta o enorme talento de Manuela como autora e sintetiza a imensa qualidade de Amor de Mãe.

Globo/Reprodução
Trama de Magno é exemplo da boa amarração da história
A complexa teia que envolve Magno

Vivido por Juliano Cazarré, o humilde Magno é o exemplo máximo de como uma história muito bem escrita pode conduzir um personagem para tramas cada vez mais complexas com uma naturalidade impressionante. E sempre tomando decisões aparentemente certas. O filho de Lurdes (Regina Casé), com a melhor das intenções, foi impedir que uma mulher fosse violentada e, sem querer, matou o violentador: Genílson (Paulo Gabriel). Ou seja, cometeu homicídio, ainda que culposo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Em seguida, Magno se dá conta de que pegou o celular do criminoso ao atender a uma ligação feita pela mãe de Genílson, Dona Nicete (Magali Biff). Ele se compromete a entregar o aparelho e, com isso, acaba se envolvendo com o sumiço do sujeito, ainda que tenha dito ter achado o smartphone num ônibus. Ao devolvê-lo, nota um vazamento no banheiro da senhora, resolve consertá-lo, percebe o sofrimento dela com o desaparecimento do filho e cria um certo vínculo sentimental.

Betina arrasta Magno para o caos

Para complicar ainda mais, Magno volta ao apartamento de Dona Nicete para terminar o conserto e se depara com Betina (Isis Valverde), a enfermeira que cuida de sua esposa, Leila (Areta Corrêa), em coma, e sua filha, Brenda (Clara Galinari), portadora de uma doença genética. Isso o leva a uma aproximação ainda maior com a jovem mulher, que está passando por um complicado processo de separação do marido violento e é procurada por traficantes que cobram R$ 1,8 mil de uma dívida deixada pelo irmão. Como ela não tem o dinheiro, os bandidos decidem levar a TV. Magno tenta impedir, é agredido, tem uma arma apontada para sua cabeça e fica marcado pelos marginais.

Pensando na segurança de Betina, Magno resolve levá-la para passar a noite em casa, pois acredita que lá estará segura. Lurdes, ao saber que se trata da irmã de Genílson, se desespera, pois percebe que o filho está se enrolando mais e mais ao criar vínculos com a família do homem a quem matou. Em seguida, o personagem não resiste aos encantos da enfermeira e, carente, se deixa seduzir por ela, apesar de ser casado.

Globo/Reprodução
Lourdes se desespera a ver como Magno está se envolvendo com o crime
Outras tramas envolventes

Por fim, Betina comenta com uma investigadora, Miriam (Ana Flavia Cavalcanti), que Magno achou o celular de seu irmão, o rapaz é convocado para prestar depoimento, dá respostas contraditórias e se complica. Ou seja, o filho de Lurdes é arrastado para uma complicadíssima teia de tramas complexas, que prometem ainda mais lances dramáticos.

Por enquanto, Magno é o maior exemplo de como a novela de Manuela Dias é arrebatadora, mas outros personagens são igualmente interessantes. Raul (Murilo Benício) é um homem rico, casado com Lídia (Malu Galli) e tem uma amante, Estela (Letícia Lima). Ao se apaixonar por Érica (Nanda Costa), cabeleireira de sua esposa, e decidir ficar com ela, ganha duas inimigas mortais e dispostas a tudo para destruí-lo.

Já Vitória (Taís Araújo) é advogada e se enrola ao aceitar dinheiro de caixa dois de um rico empresário, Álvaro (Irandhir Santos), que polui sem culpa a natureza. No entanto, ela tem uma noite de sexo casual com Davi (Vladimir Brichta), resultando numa inesperada gravidez. O detalhe: ele é um ambientalista radical, o que levará a moça e viver intensos conflitos numa luta entre seu maior cliente e o futuro pai de seu bebê.