*
 

“Planeta B”, primeira série de televisão da companhia de comédia brasiliense Os Melhores do Mundo, estreia nesta segunda (10/7), às 22h30, no canal Multishow. Os 24 episódios serão exibidos de segunda a sábado, em quatro semanas seguidas. Depois, o programa continuará passando em reprises.

“As pessoas vão cansar de ver a gente no Multishow”, brinca o comediante Victor Leal, que assina os roteiros da ficção científica ao lado do colega Jovane Nunes e do diretor César Rodrigues (“Minha Mãe É uma Peça 2”, “Vai que Cola – O Filme”).

Com 22 anos de carreira, Os Melhores do Mundo interpretam uma multidão de papéis nos capítulos de “Planeta B”. Em 2089, o Brasil é vendido para a China e a população brasileira se refugia nos Lençóis Maranhenses.

Entre cinema e teatro
Enquanto um governo provisório tenta acalmar os ânimos dos brasileiros por meio de cinco poderes de estado (Executivo, Legislativo, Oposição, Justiça e Igreja), a nave Arara 1 sai na primeira missão espacial brasuca em busca do desconhecido Planeta B.

Com intensa sátira política e ficção científica, o humor do programa promete atrair o mesmo público que já acompanha os Melhores no teatro. “Acho que a nossa obra consegue falar com criança, idoso, adulto. Tem muitos personagens carismáticos”, aponta Nunes.

Cada núcleo traz uma identidade visual diferente. “A parte da Terra tem auditório, é mais teatro. A nave é mais cinema”, descreve Leal.

Gravação dinâmica, tecnologia 4K e segunda temporada
Antes do seriado, Leal e Nunes, coautores da maioria das peças da cia., trabalharam na TV assinando textos para programas como “Sai de Baixo” e “Chapa Quente”. No “Planeta B”, “foi mais fácil escrever para os colegas do que para outras pessoas”, conta Leal.

“Já conhecemos muito bem cada personagem, a forma como cada ator diz uma fala e trabalha. Cada um de nós faz, sei lá, uns oito papéis. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, completa.

Todo o processo se deu em poucos meses. Os textos começaram a ser escritos entre junho e julho de 2016. Em fevereiro, os episódios entraram em fase de gravação – quase um por semana.

Outro atrativo de “Planeta B” vem da qualidade da imagem. É a primeira vez que o Multishow produz e lança um programa inteiramente filmado com tecnologia 4K, em altíssima definição. “A gente vai ficar ainda mais feio no 4K, com todas as rugas aparecendo”, lamenta ironicamente Leal.

“Planeta B” nem estreou e os integrantes já esboçam ideias para uma segunda temporada. “O canal já nos autorizou a pensar”, informa.

“Planeta B”, da companhia Os Melhores do Mundo
Estreia segunda (10/7), às 22h, no canal Multishow. Segunda a sábado, às 22h30.